Segundo o documento, o Conselho passará a contar com a participação da Casa Civil; da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social; da Paranaesporte; da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude; da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania; da Secretaria de Estado do Turismo e de doze representantes de entidades da sociedade civil, desde que diretamente ligadas na defesa e no atendimento à criança e ao adolescente. As entidades também deverão estar em funcionamento há pelo menos um ano.
O documento também prevê o repasse de recursos do fundo estadual para os fundos municipais voltados à infância e à juventude para o financiamento de ações continuadas de proteção, integração social e educação dos jovens em todo o Paraná.
Antes de ser votado em Plenário, o documento será encaminhado pela Diretoria Legislativa (DL) às comissões pertinentes para análise. Durante todo o mês de agosto, as Sessões Plenárias serão realizadas às 14h30, nas segundas e terças-feiras (horário regimental), e às 10 horas nas quartas-feiras. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) se reúne toda terça-feira às 13h30.