Referência da oftalmologia, médico Hamilton Moreira é cidadão benemérito do Paraná Proposta dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Maria Victoria (PP) reconhece o trabalho desenvolvido pelo profissional e sua contribuição com a saúde do Estado.

04/12/2023 19h51 | por Thiago Alonso

Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (4), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta segunda-feira (04) uma sessão solene para a outorga do Título de Cidadão Benemérito do Paraná ao médico oftalmologista Hamilton Moreira. A solenidade reuniu familiares, amigos e colegas do profissional, uma das referências no país em oftalmologia. A proposta é do primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), e da segunda-secretária, deputada Maria Victoria (PP). Para os parlamentares, a homenagem marca o reconhecimento do Poder Legislativo estadual aos relevantes trabalhos desenvolvidos pelo médico e sua contribuição com a área da saúde do Paraná.

Para o deputado Alexandre Curi, trata-se de uma homenagem justa a um profissional com forte atuação na área médica, acadêmica e em ações de cunho social em favor da comunidade. “Hamilton Moreira é um dos maiores oftalmologistas do Brasil, reconhecido mundialmente. Ele vem de uma família de oftalmologistas e hoje faz um trabalho extraordinário reconhecido nacionalmente em vários estados. É uma referência na profissão, por isso é uma honra pra esta Casa prestar esta homenagem a um dos maiores médicos do Brasil, trazendo todo o seu conhecimento em prol da população paranaense. Esse título é um reconhecimento pela sua incansável busca pela excelência e pela melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.

Na visão da deputada Maria Victoria, Hamilton Moreira é um exemplo para todos. Segundo ela, o médico é um profissional de excelência que se dedica com paixão aos pacientes e ao ensino. “Ele é exemplo do médico cujo compromisso com a saúde e o bem-estar da população ultrapassa as fronteiras da medicina. Possui um histórico de liderar trabalhos comunitários por meio de mutirões de cirurgias de cataratas e de atendimentos voltados a quem mais precisa. Na condição de diretor do Banco de Olhos de Curitiba conseguiu zerar a fila de transplante de córnea do Estado. São ações que possibilitaram que milhares de paranaenses e brasileiros voltem a enxergar. Doutor Hamilton é um profissional merecedor da palavra excelência, que se dedica com paixão aos seus pacientes e aos seus alunos nos bancos acadêmicos, assim como o aprimoramento contínuo e à prática ética e humanizada da medicina”, disse.

Hamilton Moreira destacou a felicidade de receber o título de cidadania benemérita do Estado, aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD). “Acredito que a homenagem é o produto de um trabalho e de uma vida, junto com um grupo grande de médicos, dedicada à oftalmologia. Sempre nos dedicamos para prevenir a cegueira, para cuidar das pessoas cuidados, especialmente as atendidas pelo SUS. Esta entrega é fruto desse trabalho, em que temos conseguido melhorar os índices de cegueira no Brasil e no Paraná, fazendo muitas cirurgias de catarata. Hoje é um dia de júbilo e grande celebração para mim”, comentou.

A ex-governadora, Cida Borghetti, ressaltou o comprometimento do homenageado com o Paraná. "Não poderia deixar de trazer aqui nosso reconhecimento pela história do doutor Hamilton Moreira, hoje recebendo a maior honraria desse Estado. Que você continue sendo essa pessoa especial. Os médicos não hesitam a atender os que mais precisam. Quero parabenizar a iniciativa de nossos deputados".

Trajetória

Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1984, Hamilton Moreira possui mais de 37 anos dedicados ao exercício da docência e da medicina. Ele é filho dos médicos Carlos Augusto Moreira e Saly Moreira. Além disso, é diretor executivo do Hospital de Olhos do Paraná, unidade fundada pelo seu pai em 1975.

Além da graduação em medicina, possui residência em Oftalmologia pela UFPR (1987), mestrado em Clínica Cirúrgica pela UFPR, mestrado em Oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina (1990) e doutorado em Oftalmologia pela UFPR (1992). Professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, Hamilton Moreira também é membro da Comissão Científica do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Presenças

Também participaram da solenidade o deputado Luís Claudio Romanelli (PSD), o vereador de Curitiba, Mauro Bobato (PODE), e o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem.