Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Rossoni e Traiano comemoram sucesso da comitiva paranaense na missão comercial à Europa

Comitiva paranaense na embaixada do Brasil, na França.
Comitiva paranaense na embaixada do Brasil, na França. Créditos: Divulgação
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e o líder do governo, deputado Ademar Traiano (PSDB), reafirmaram a possibilidade concreta de negócios entre o Paraná e países europeus. A comitiva, que acompanha o governador Beto Richa (PSDB), esteve nesta terça-feira (30) com o embaixador brasileiro na França, José Maurício Bustani, em reunião com 32 empresários de diferentes segmentos para reforçar a intenção de atrair investimentos ao Estado. Uma das empresas, a Decathlon, que fabrica e comercializa acessórios esportivos, e inaugura nos próximos dias a segunda loja no Paraná, demonstrou interesse em abrir uma unidade de produção no Estado.
O balanço da comitiva, que retorna ao Brasil nesta quarta-feira, foi extremamente positivo. Segundo Rossoni, a presença do Legislativo na rodada de negociações mostra sintonia no interesse em defender investimentos e a instalação de indústrias estrangeiras no Paraná. “A nossa vinda representa maior força para o Estado, uma vez que a Assembleia, no que lhe compete dentro das funções legais, terá participação efetiva no processo de industrialização e atração de investimentos, porque vai abrir a possibilidade de discussão de grandes investimentos que certamente vão beneficiar o Estado e a população, aquecendo e desenvolvendo a economia e o potencial industrial, abrindo importantes postos de trabalho”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa.
A presença do Legislativo também reforçou o apoio ao Governo do Estado na atração de investimentos, uma vez que outros estados do Brasil também já vinham conversando com as empresas européias para futuras parcerias. “Demonstramos força nestas rodadas de negociação, porque tivemos Executivo e Legislativo juntos, mostrando as potencialidades do Paraná e a sua capacidade competitiva para atrair grandes investidores, saindo na frente de outros estados que eventualmente já mostraram interesse nas relações comerciais. Certamente demos um grande passo”, avaliou o líder do Governo, deputado Ademar Traiano.
Balanço – O grupo visitou ainda a estrutura da cooperativa francesa de sementes e oleaginosas Limagrain, na cidade de Clermon-Ferrand. O Paraná disputa com outros estados a possibilidade de investimentos e ampliação de negócios no Brasil. Um dos projetos seria ainda a produção de sacolas biodegradáveis confeccionadas a partir da extração de milho. A diretoria da cooperativa já confirmou investimentos no Paraná, até pela característica agrícola do Estado e forte produtora de grãos. “Saímos satisfeitos da reunião com a direção da cooperativa, principalmente pela abertura de novas parcerias. Temos um imenso potencial neste segmento no interior do Paraná. Isso motivou o interesse deles em prospectar futuros investimentos”, disse o governador Beto Richa.
Parcerias – A visita comercial também rendeu frutos na Polônia e na Ucrânia. A empresa de insulina Indar, em Kiev, formalizou o interesse na parceria para a transferência de tecnologias nas áreas farmacêutica e bioquímica. Ficou acordado que o Paraná pretende aproveitar o modelo de tecnologia desenvolvido pela empresa, numa parceria tripartite, envolvendo o governo do Estado, a indústria Indar e o governo ucraniano. O objetivo é que o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) possa, na linha de parceria com a Fiocruz, desenvolver estudos e pesquisas para a produção de vacinas no Paraná.
Após a visita à fábrica, Beto Richa e Valdir Rossoni tiveram encontro reservado com o primeiro ministro da Ucrânia, Mykola Azárov, na sede do governo, para reforçar o objetivo de cooperação técnica entre o Paraná e a Ucrânia. Na pauta, assuntos políticos e diplomáticos, além da possibilidade de instalação de uma fábrica de aeronaves no Estado. A comitiva ainda participou das comemorações dos 20 anos da independência da Ucrânia e dos 120 anos da imigração ucraniana no Paraná.
Intercâmbio - Já na Polônia, a missão paranaense esteve na província de Wielkopolska e discutiu o interesse de investimentos no Paraná, nos setores da construção civil, principalmente infraestrutura e transporte. Em seguida, foi estabelecido o intercâmbio para estudantes brasileiros na Universidade Médica, instituição pública de Poznan, considerada a principal escola de Medicina do país, fundada há 90 anos, e entre as dez melhores do mundo. O vice-reitor da universidade, professor Grzegorz Oszkinis, explicou que o programa de intercâmbio iniciado há 20 anos reúne atualmente 1.100 estudantes estrangeiros e abre 260 vagas todo ano. "Agora teremos contato direto com as universidades paranaenses e poderemos oferecer essas vagas também para os estudantes do Paraná".
A comitiva visitou também a Universidade de Ciências da Vida e conheceu o departamento de Biotecnologia e Microbiologia de Alimentos. Os poloneses reconheceram o Brasil como referência nesta área e se mostraram dispostos no estabelecer intercâmbios com instituições paranaenses, envolvendo a criação de um plano de trabalho entre a universidade polonesa, Tecpar e Iapar.
Além do governador Beto Richa, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, do líder do Governo, deputado Ademar Traiano, do secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, a missão paranaense é formada por representantes da Associação Comercial do Paraná (ACP) e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação