Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Tj Extingue Reclamação Ajuizada Por Maurício Requião Contra Ato de Rossoni

Por decisão do juiz substituto do Tribunal de Justiça Edison Macedo Filho, foi extinto sem exame do mérito o pedido de Reclamação ajuizada ontem (31) por Maurício Requião de Mello e Silva contra atos praticados pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), que, através do Ato do Presidente nº 006/2011, considerou inexistente o ato de escolha e nomeação do reclamante e declarou aberto prazo para inscrição à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Na ação Requião contesta também ato do governador Beto Richa (PSDB), que editou o Decreto nº 1.325, de 5 de maio deste ano, revogando o Decreto nº 3.044, que o nomeou para o cargo de conselheiro do TCE. Ele afirma que se o Tribunal de Justiça, através de decisão unânime da 5ª Câmara Cível, atestou a regularidade de sua escolha, nomeação e posse, não poderia o presidente do Legislativo, investindo-se na qualidade de instância jurisdicional revisora, mudar a decisão.
Maurício Requião pretendia, com isso, suspender todos os atos legislativos e executivos praticados com o objetivo de prover o cargo vago com a aposentadoria do ex-conselheiro Henrique Neighboren. Citando a decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, que sustou os efeitos da nomeação de Maurício Requião até o julgamento final da Ação Popular que tramita na 4ª Vara da Fazenda Pública, Falências e Concordatas, do Foro Central da Região Metropolitana de Curitiba, o juiz argumenta que, embora a 5ª Câmara Cível tenha julgado procedente a apelação interposta pelo reclamante, a ação ainda não transitou em julgado.
Desta forma, a ação que estaria sendo descumprida seria na verdade a liminar concedida por Lewandowski. Macedo lembra que o provimento cautelar deferido pelo STF em ação declaratória de constitucionalidade tem efeito vinculante em relação ao Poder Executivo e aos demais órgãos do Poder Judiciário, e que cabe ao TJ a preservação de sua competência e determinação do cumprimento de suas decisões.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação