As vencedoras do 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná foram premiadas e apresentaram seus textos durante a sessão plenária desta terça-feira (13). Os três melhores textos foram selecionados entre 50 mil redações que participaram do projeto inédito do Legislativo em parceria com o Grupo Eureka, o Centro Universitário Internacional – Uninter e a Secretaria de Estado da Educação.
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), ter a oportunidade de premiar os autores das melhores redações “é o grande momento desse programa que a Assembleia instituiu para trazer para dentro da Casa os jovens estudantes”. No discurso em Plenário, Traiano relembrou o início da vida política dentro de uma sala de aula, ressaltando a importância da vida escolar. “Todos nós nascemos dentro de uma sala de aula. Estou no meu nono mandato, mas comecei disputando a eleição do grêmio estudantil. Fazendo meu primeiro discurso dentro de uma sala de aula”.
Os textos das redações tiveram como tema “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná? ”. O desafio de unir cidadania e educação foi considerado o ponto alto do projeto. “É uma satisfação imensa e emocionante ver esses alunos recebendo certificados, recebendo essas bolsas de estudo integrais e, sobretudo, discutindo cidadania e participação social aqui na Assembleia. Eu creio que esse é um momento mágico”, afirmou o professor Marlus Geronasso, coordenador do Grupo Eureka.
As autoras dos três melhores textos poderão cursar qualquer um dos cursos à distância do Centro Universitário Internacional – Uninter, que ofereceu três bolsas de estudo integrais. O vice-reitor do Uninter, Jorge Bernardi, reforçou o orgulho da instituição em participar de uma iniciativa como essa. “A Assembleia Legislativo do Paraná está dando exemplo, fazendo com que os estudantes paranaenses possam participar desse concurso de redação e fazendo essa ligação entre cidadania e sociedade como um todo. Oferecemos essa premiação para que os estudantes, além de participar de todo esse processo de aprendizagem, tenham essa oportunidade para ingresso no ensino superior”.
Os 30 textos selecionados na última etapa do 1º Concurso de Redação da Assembleia permanecem em exposição no Espaço Cultural da Casa até sexta-feira (16).
Vencedoras – Entre as três grandes vencedoras do 1º Concurso de Redação da Alep, Izabela Maria Vaz da Silva de Oliveira, aluna do Instituto de Educação do Paraná, se disse surpresa com a premiação e afirmou que se sentiu muito à vontade com o tema da redação. “Gostei do tema porque discutir política faz parte do meu cotidiano. E agora é comemorar. Fiquei bem animada com a premiação e com ela quero dar continuidade na área de magistério. Provavelmente eu vá cursar Geografia ou Letras. Estou muito feliz. Não esperava esta bolsa”, afirmou Izabela.
Ynaê Mahatma Paiva Franco, aluna do Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães, também disse que ficou surpresa com a distinção, mas ao mesmo tempo feliz com o tema, e afirmou que estava na presença da família quando ficou sabendo da premiação. “Estava na casa dos meus avós quando me avisaram do prêmio e logo corri para frente do computador para ver quais cursos poderia fazer. Me interessei muito por Gestão de Saúde Pública, já que também quero fazer o curso de Medicina”, contou.
Camila Pereira, do Colégio da Polícia Militar, disse que recebeu da mãe a notícia da premiação, logo depois de chegar de viagem na última segunda-feira (12). “Sempre gostei muito de escrever, de redação, e adoro ler. Também gosto de discutir política com familiares e amigos. Então fiquei muito feliz com tudo. Com certeza essa premiação e o curso superior vão acrescentar e muito ao meu currículo”, ressaltou Camila.
Confira a seguir a lista dos autores das trinta melhores redações selecionadas, com indicação destacada dos autores dos três melhores textos:
Vencedores:
Ynaê Mahatma Paiva Franco – 3ª. série
CE senador Manoel Alencar Guimarães
Camilla Pereira – 3ª. série
COM – Colégio da Polícia Militar
Izabela Maria Vaz da S. Oliveira – 4º. Ano
IEPPEP
Finalistas:
Daniele Fernando Ferreira Teodoro – 3ª. Série
CE professor Narciso Mendes
Isabela do Prado Nascimento – 3ª. série
CE professor Brasílio Vicente de Castro
Lara de Quadros Felczak – 3ª. série
CE professor Narciso Mendes
Juliane A. M. da Silva – 4ª. ano
CE Hildebrando de Araújo
Giovana Manzoli – 4º. ano
CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional
Estefani Gloria Calissi Gonçalves – 3ª. série
CE professor José Guimarães
Thayná Scapin – 3ª. série
CE professor Algacyr Munhoz Maeder
Mariana Wons – 3.a. série
CE professor Elias Abrahão
Jaqueline Cristiane Tadaieski Gomes – 3ª. série
CE senador Alencar Guimarães
Eduarda Aparecida Alves – 3ª. série
CE João Bettega
Alysson Forster dos Santos – 3ª. série
CE Leôncio Correia
Gabriella Q. Moresco – 3ª. série
CE Ivo Leão
Giulia Eiko Sasai – 3ª. série
CEP Colégio Estadual do Paraná
Gabriele Maria Soares – 3ª. série
CE senador Alencar Guimarães
Luana Bueno da Silva – 3ª. série
CE Emílio de Menezes
Stelyn C. C. Loubak – 3ª. Série
CE Benedicto João Cordeiro
Isabelle da S. de Almeida – 3ª. série
CE professor José Guimarães
Juliana de Almeida – 3ª. série
CE Bom Pastor
Leonardo Wronski – 3ª. série
CE Narciso Mendes
Analine Bochenek – 3ª. série
CPM – Colégio da Polícia Militar
Gabriella Nathan – 3ª. série
CE professor Elias Abraão
Lucas Gabriel Franco Bueno – 2ª. série
CE Roberto Langer Júnior
Cecília Zappa de Freitas – 2ª. série
COM – Colégio da Polícia Militar
Nátally Giovanna – 2ª. série
CEP – Colégio Estadual do Paraná
Ana Clara da Luz – 2ª. série
CE professor José Guimarães
Andréia Regina Iwanourski – 2ª. série
CE professora Iara Bergmann
Laiene da Silva Lima – 2ª. série
CE João de Oliveira Franco