3ª Vice-presidente
PSDB
  • (41) 3350-4233
Cristina Silvestri

A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) iniciou em 2023 o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná e assumiu a função de 3ª vice-presidente da Casa. Ela é autora de mais de 100 projetos de lei e de 65 leis estaduais.

Formada em História pela Universidade Tuiuti do Paraná, Cristina começou a carreira política como secretária de Assistência Social de Guarapuava. Em 2015, tornou-se a primeira mulher guarapuavana eleita deputada. Foi reeleita em 2018 com 48.805 votos e reconduzida ao cargo em 2022 com 45.202 votos.

Entre 2019 e 2022, Cristina exerceu o papel de primeira procuradora da mulher da Alep. Ela estruturou o órgão e impôs o protagonismo do Legislativo na defesa do público feminino. Esteve à frente de conquistas históricas, como a criação da bancada feminina, a instalação de 160 procuradorias municipais no estado, a elaboração de um fluxo de atendimento para mulheres vítimas de violência política e ações pioneiras de combate à desigualdade menstrual.

Cristina também atuou nas principais comissões permanentes da Assembleia. Ela integrou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Orçamento, Comissão de Saúde, Comissão de Agricultura e Comissão de Esporte e Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Municipalista, Cristina articulou importantes obras para o Paraná e destinou emendas para mais de 70 municípios.

Família

Cristina dá sequência ao trabalho iniciado por seu falecido esposo, o deputado e secretário de Estado Cezar Silvestri. Ela é mãe de Cesar Silvestri Filho, que foi prefeito de Guarapuava e deputado estadual, e da dentista Tereza Cristina Silvestri Almeida, e avó de cinco netos.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Cristina Silvestri
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação