UNIÃO
Nelson Justus
www.nelsonjustus.com.br

O deputado estadual Nelson Justus, tem marcado a sua atuação pública a partir da capacidade de promover a inovação, seja como parlamentar, seja em outras áreas de atuação.

Nascido em Curitiba, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1970, com curso de especialização na Faculdade de Direito de Coimbra. Iniciou a sua carreira profissional como professor de Português e Direito Usual na Escola Técnica de Comércio de Plácido e Silva, onde ministrou aulas por oito anos.

A dedicação à causa pública de oferecer conhecimento e formar gerações acabou o conduzindo, em 1985, à presidência da Companhia de Habitação do Paraná. A sua capacidade administrativa e os bons resultados na construção de casas para a população de todo o Paraná o habilitaram a assumir no ano seguinte a presidência da Sanepar, onde trabalhou para ampliar e melhorar a qualidade dos serviços de água e saneamento básico em todo o Estado.

Em 1990, foi eleito deputado estadual para cumprir o seu primeiro mandato. O bom trabalho parlamentar e o respeito para com a população representada levaram a sua reeleição em 1994. Graças a sua liderança política e competência administrativa, foi convidado pelo então governador Jaime Lerner para assumir a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico. Nesse período, o Paraná conheceu o seu maior crescimento econômico e desenvolvimento industrial das últimas décadas. Empresas como a Volkswagen/Audi, Tetrapak, Pado, Sadia-Frigobrás, Tafisa, Dixie Toga, Elevadores Atlas e centenas de outras, que hoje geram dezenas de milhares de empregos, instalaram-se no Paraná como parte do esforço conjunto da equipe na qual Nelson Justus era o condutor das negociações para a atração de investimentos.

Reeleito em 1998, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná (1999-2000) pela primeira vez, iniciando importantes reformas estruturais na Casa. Nelson Justus democratizou a tomada de decisões, iniciou a completa informatização do Poder, instituiu um Plano de Demissão Voluntária e reduziu o quadro de pessoal.

Sempre chamado a participar das grandes decisões do Estado, Nelson Justus assumiu, em 2001, a Secretaria de Estado dos Transportes, onde executou um dos maiores programas de recuperação rodoviária do Paraná em sua história.

Em continuidade à vida pública, reeleito em 2002, seu quarto mandato consecutivo, Nelson Justus foi sinônimo de obras e realizações. Os prefeitos do Paraná puderam testemunhar a seriedade de suas ações como deputado municipalista. Sua incansável batalha diária na busca de recursos junto ao Governo Estadual, em prol dos municípios paranaenses, foi retribuída com o reconhecimento das mais expressivas lideranças e com o carinho da população do Paraná.

Em 2006, Nelson Justus foi reeleito. Neste mesmo ano conseguiu aprovação de duas Emendas à Constituição que mudaram a história do legislativo paranaense. A Emenda Constitucional que deu fim ao voto secreto dos deputados tornou o processo de votação transparente e os eleitores passaram a acompanhar, de maneira clara, como votam os deputados eleitos. A outra Emenda Constitucional de extrema importância foi a que obriga a Sanepar a fiscalizar novas construções para a liberação do habite-se, ou seja, só recebe o

"habite-se" a construção que estiver correta em relação à rede coletora de esgotos. A aprovação significa água limpa e saúde para a população.

Eleito em 2007, pela segunda vez, presidente da Assembleia Legislativa, sua primeira ação, juntamente com a Mesa Executiva, foi a redução do recesso parlamentar de 90 para 55 dias. O fortalecimento das Comissões Permanentes da Casa, as mudanças no Regimento Interno para dinamizar os trabalhos na Assembleia Legislativa e a organização e implantação da TV SINAL estão entre suas ações. Em 2009, reeleito presidente da Assembleia Legislativa, desempenhou seu mandato no qual se destaca o amplo processo de informatização – o Portal da Transparência; a implantação do painel eletrônico; a ampliação da cobertura da TV Sinal; a criação do ponto biométrico, que fiscaliza a entrada e saída dos funcionários do Legislativo e a aprovação da Lei da Transparência.

No dia 2 dezembro de 2010, o deputado Nelson Justus, assumiu, no Palácio das Araucárias, o Governo do Estado do Paraná. Justus permaneceu interinamente no cargo até o dia 9, quando o governador em exercício Orlando Pessuti voltou do México, onde esteve participando da 16ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP16), na cidade de Cancun.

No ano de 2011, exercendo seu sexto mandato como deputado estadual, foi eleito como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante do Poder Legislativo, sendo reeleito em 2013. A função da CCJ é examinar as propostas apresentadas pelos deputados em seus aspectos de constitucionalidade e legalidade sem, no entanto, entrar no mérito das questões. Como presidente da CCJ, o deputado Nelson Justus ao longo do ano de 2013 apresentou o balanço das atividades desenvolvidas em mais de 768 proposições, sendo que desses, aproximadamente 610 tiveram parecer favorável e 126 pela rejeição do projeto.

Em 2014 o Deputado Nelson Justus reafirma as mudanças implementadas no âmbito da CCJ em sintonia com as metas desenvolvidas pela Comissão Executiva, com o objetivo de tornar o Legislativo paranaense uma referência no país. Atuante, Nelson Justus acompanhou a adesão de diversos municípios ao Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM) junto ao Governo do Estado, beneficiando os municípios paranaenses com até 50 mil habitantes, reafirmando a seriedade de suas ações como deputado municipalista.

Em 2015, tendo sido reeleito com mais de 43.000 votos, coube ao deputado Nelson Justus conduzir a posse dos 54 deputados estaduais eleitos para o mandato 2015/2018 na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná. Além disso, o deputado foi reeleito para o segundo mandato como Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, onde vem desempenhando um trabalho de muita responsibilidade à frente de uma das Comissões mais importantes da Casa.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Nelson Justus
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação