08/08/2012 18h00 | por Sandra C. Pacheco
Lançamento do selo comemorativo ao "Agosto Azul".Créditos: Sandro Nascimento/Alep
Com a presença do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, do secretário estadual do Esporte, Evandro Rogério Roman, da secretária municipal de Saúde de Curitiba, Eliane Chomatas, e da consultora técnica do Ministério da Saúde, Cristina Abreu, a deputada Cantora Mara Lima (PSDB) presidiu na manhã desta quarta-feira (9) o lançamento oficial da campanha “Agosto Azul”, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
Lembrando que o acesso à saúde é direito constitucional de todo cidadão e que o projeto de lei de sua autoria – que deu origem à Lei nº 17.099, de 28 de março deste ano – nasceu também do clamor dos homens por programas voltados às suas necessidades básicas nessa área, a deputada enfatizou a importância de se discutir o assunto e assim fornecer subsídios para a consolidação de uma política efetiva de proteção à saúde masculina. Ela agradeceu o apoio da Comissão Executiva da Casa, do Governo do Estado, através das secretarias de Saúde, do Esporte, da Família e Desenvolvimento Social e de Comunicações, da Copel, da Sanepar e de outras empresas e entidades da sociedade civil, que vêm se juntando à campanha.
Cultura da Paz – O coordenador da Saúde do Homem da SESP, Rubens Bendlin, fez um relato das ações que o Governo do Estado vem realizando desde 2009 com o objetivo de difundir medidas preventivas para a proteção da saúde do homem. Um passo mais efetivo foi dado no ano passado, com a constituição da comissão temática para tratar do assunto no âmbito da administração pública estadual e municipal.
Bendlin citou as estatísticas preocupantes, tanto no país quanto no estado. No Paraná, os números mostram que os homens vivem em média seis anos menos que as mulheres (mulheres - 77,9 anos; homens - 71,6 anos). Levantamentos realizados em 2010 mostram que as causas externas (agressões e acidentes diversos) foram responsáveis por 41% das mortes de homens adultos na faixa entre 18 e 40 anos, com ênfase para o segmento entre 18 e 30 anos. “Esta faixa etária está mais exposta a acidentes de trânsito e violência interpessoal”, explicou Bendlin, incluindo aí também os acidentes de trabalho. “Desta forma, observamos a necessidade de ações multisetoriais no enfrentamento do problema e na difusão da cultura da paz. Só assim vamos reverter esse quadro”.
A segunda causa de morte mais frequente está relacionada às doenças cardiovasculares, principalmente a partir dos 40 anos, seguindo-se as várias formas de câncer, com predominância do câncer de pulmão e do câncer de próstata. “A prevenção de todas essas doenças está ligada a mudanças de hábitos de vida, que é o principal ponto a ser abordado ao longo do ‘Agosto Azul’”, afirmou o coordenador da SESP.
Horários alternativos – Coube à consultora técnica do Ministério da Saúde, Cristina Abreu, expor as medidas adotadas pelo Governo Federal. Detectadas as diferenças sócio-culturais entre mulheres – normalmente mais abertas à adoção de medidas preventivas e mais atentas à saúde própria e de toda a família – e homens – que só buscam o serviço de saúde quando a doença já está em estágio de média ou alta complexidade, representando custos maiores para o Serviço Único de Saúde (SUS) – ela destacou que o Ministério trabalha com esses e outros desafios, entre eles a adoção de horários alternativos de atendimento nas unidades básicas de saúde, de forma a permitir que o trabalhador tenha acesso à assistência médica.
Cristina Abreu se referiu também aos repasses de recursos que vêm sendo feitos desde 2009 aos estados e municípios para difundir medidas educativas e preventivas da saúde do homem.
Os deputados Pastor Edson Praczyk (PRB), Teruo Kato (PMDB) e Rose Litro (PSDB), presentes ao encontro, louvaram a iniciativa, assim como o secretário Evandro Roman, chamando a atenção para os benefícios da atividade física regular e constante. O mesmo foi feito pelo coronel Nelson Artur Prado da Silveira, representando o comandante da 5ª Região Militar; o major Mauro Kuerten, representando o comando da Polícia Militar; José Luiz Bostelman de Oliveira, do Conselho Estadual de Saúde; Olivério Bento Ribeiro, do Conselho Municipal de Saúde; Tânia Mary Gomez, presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – HUMSOL; e a secretária municipal de Saúde, Eliane Chomatas, que representou na ocasião o prefeito Luciano Ducci.
A secretária fez um breve relato do trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo no setor, já se preparando para instalar a 1ª Unidade da Saúde do Homem em Curitiba, onde antes funcionava o Laboratório Municipal.
Selo comemorativo – À tarde, durante o Grande Expediente, foi lançado no Plenário da Assembleia o selo personalizado comemorativo ao “Agosto Azul”. O representante da diretoria regional dos Correios no Paraná, Denny Toyama, usou a tribuna para destacar que o selo é mais uma importante ferramenta na divulgação da campanha. E a deputada Mara Lima, uma vez mais, expôs as metas do “Agosto Azul”.
O presidente da Mesa Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), fez a primeira obliteração do selo, carimbando e assinando a peça filatélica. Fizeram o mesmo o secretário em exercício da Saúde, Renê José Moreira dos Santos, a deputada Mara Lima e Denny Toyama. O selo irá integrar o acervo filatélico do Paraná, servindo como fonte de pesquisa e registro da campanha pioneira no país.