O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), recebeu na manhã desta segunda-feira (7) um grupo de 31 alunos e dois professores do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O deputado apresentou aos acadêmicos aspectos do funcionamento institucional e da tramitação dos projetos de lei na Alep, desde a apresentação das propostas pelos parlamentares até a votação delas em Plenário. “A Assembleia está sempre aberta para que venham nos visitar. Saber o que é discutido aqui, nas reuniões das comissões técnicas e nas audiências públicas, é fundamental para o caminho que vocês escolheram profissionalmente”, afirmou o presidente.
Os alunos foram recebidos ainda pela diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Kátia Chagas, que abordou em uma visita à Redação da Alep e à TV Assembleia temas ligados à assessoria de imprensa e à produção de conteúdo audiovisual, do funcionamento das ferramentas de mídia como as redes sociais e o atendimento às assessorias dos gabinetes parlamentares. Os acadêmicos, que cursam os 2º e 3º anos, estavam acompanhados pelos professores Aline Rosso, da disciplina de Assessoria de Imprensa; e Felipe de Oliveira, que ministra aulas de Audiovisual.
Vivência prática – De acordo com Andressa Zaffalon, aluna do 3° ano do curso, a experiência amplia a visão sobre comunicação social do grupo, porque retrata a prática do que foi apresentado apenas teoricamente nas salas de aula. “A gente tem uma noção de como funciona o processo jornalístico e de assessoria de imprensa. Nós temos produtos laboratoriais na universidade, mas aqui observamos uma atuação profissional e podemos ter uma ideia do que nos espera quando nos formarmos e entrarmos no mercado de trabalho”, explicou.
Para o professor Felipe de Oliveira, a Assembleia Legislativa foi escolhida para a visita exatamente por se tratar de uma grande instituição, com uma estrutura complexa. Felipe explicou que a TV Assembleia é um bom exemplo aos alunos de como funciona a estrutura de divulgação das ações legislativas. Ele também destacou a iniciativa pioneira da Alep de transmitir as sessões plenárias ao vivo pelo Facebook, além de dar especial atenção para conteúdos específicos desenvolvidos para as redes sociais.
“A ideia é entender o funcionamento de uma emissora pública, especialmente a partir do trabalho articulado entre assessoria de imprensa, geração de pautas e veiculação de conteúdos. O que é gerado para as redes sociais digitais é uma grande tendência utilizada pela Assembleia para trabalhar o jornalismo em todas as plataformas de mídia disponíveis, não mais apenas para televisão, jornal e rádio”, afirmou.
No período da tarde, depois de conhecerem diferentes setores do Poder Legislativo, os alunos puderam acompanhar a sessão plenária, com a discussão e a votação dos diferentes projetos de lei constantes na Ordem do Dia.