A Assembleia Legislativa aprovou nesta semana requerimento do deputado Nereu Moura (PMDB) com votos de congratulações à Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) pelo Programa Agrinho, desenvolvido junto às escolas paranaenses. O Agrinho, que este ano chega à vigésima edição, investe na formação das crianças mediante a exploração de temas transversais ao currículo escolar tradicional, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e críticos.
Segundo o líder do PMDB no Legislativo, o Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR, resultado da parceria entre várias instituições públicas e privadas. Durante o ano são realizadas atividades nas escolas tendo como apoio o material pedagógico para os professores, com embasamento teórico e material paradidático aos alunos divididos por série, onde estão incluídas a Educação Especial e Educação Infantil. O grande objetivo do Agrinho é desenvolver ações que despertem a consciência de cidadania e promovam o acesso às informações de saúde, cultura, ética, trabalho, consumo e preservação do meio ambiente. O eixo de trabalho é a pedagogia da pesquisa, na qual o aluno busca a informação e o professor atua como um facilitador da aprendizagem.
“Há 20 anos o Agrinho contribui com a educação nas escolas do Paraná”, destaca Nereu Moura. Neste ano, o programa tem como tema “O Campo e a Cidade Unidos pela nossa Energia” e está presente em 330 municípios. No total, são 3.640 escolas e 718 mil estudantes participando, com a inscrição de 5.087 trabalhos entre desenhos, redações e experiências pedagógicas.
*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.