Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia faz sessão solene para homenagear Irmandade Santa Casa

Presidente da Associação Médica do Paraná (AMP) João Carlos Baracho; provedor da Santa Casa de Curitiba, Frederico Unterberger; deputado Ney Leprevost (PSD).
Presidente da Associação Médica do Paraná (AMP) João Carlos Baracho; provedor da Santa Casa de Curitiba, Frederico Unterberger; deputado Ney Leprevost (PSD). Créditos: Sandro Nascimento/Alep
Por iniciativa do deputado Ney Leprevost (PSD) a Assembleia Legislativa realizou sessão solene no final da tarde desta terça-feira (12), em comemoração aos 160 anos de fundação da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Durante o evento foram homenageados médicos, funcionários, voluntários, provedores e ex-provedores da Santa Casa, entre eles o irmão Clemente Ivo Juliatto, Gilberto de Abreu Pires, Frederico Unterberger, Álvaro Luis Lopes Quintas, Luiz Roberto Werner Rocha, Mario de Mari, Maciel Costa, Elizabeth Costa de Oliveira Souza, Márcia Regina Mariotto e Elenice de Fátima Carneiro.

Também foram reverenciados representantes do Hospital Nossa Senhora da Luz, do Hospital e Maternidade Alto Maracanã (Colombo), do Grupo Marista, as irmãs de São José de Chambéry, a irmã Edith Hornig e o padre Alceu Luis Orso. Leprevost, que é colaborador mensal da instituição, lembrou que as Santas Casas são centros de saúde da Igreja Católica “que suprem a necessidade cada vez maior que a população tem de atendimento público de qualidade para tratamento hospitalar”.

O atual provedor da Santa Casa de Curitiba, Frederico Unterberger, agradeceu a iniciativa do parlamentar, “grande guerreiro da saúde no Paraná, por ajudar nossa instituição e por realizar esta sessão com o fito de registrar sua história e sua importância na prestação de serviços de assistência à saúde”.

História
– A Santa Casa de Misericórdia de Curitiba teve origem em 1843, por iniciativa de um grupo de idealistas, sob a denominação de Fraternidade Curitibana, instituída em 9 de junho de 1852. Iniciou as atividades em sede provisória, situada na atual Rua Treze de Maio, oferecendo apoio à Santa Casa de Paranaguá, na época lotada de vítimas de uma epidemia de cólera.

A construção do hospital da irmandade teve início em 1868, e terminou em 1880. No dia 22 de maio daquele ano foi inaugurado pelo imperador Pedro II, inicialmente com 160 leitos. Foi por muitos anos o único hospital da capital paranaense. Além disso, tornou-se pioneiro no ensino médico do Paraná, funcionando como centro de aperfeiçoamento para os médicos do Paraná e de Santa Catarina antes mesmo da fundação da Universidade do Paraná, em 1912. De 1915 a 1961 foi utilizado pela Universidade Federal do Paraná para o ensino da Medicina. A atuação conjunta com a faculdade de Ciências Médicas da Universidade Católica e a Escola de Enfermagem Madre Leonie teve início em 1957.

A aliança com a PUCPR foi homologada pela APC em 27 de agosto de 1999, fortalecendo o vínculo entre as duas instituições e implementando as transformações necessárias para a ampliação de sua missão como hospital-escola, consolidando, desta forma, o trinômio ensino-pesquisa-assistência.
A partir de maio deste ano, orientada por princípios éticos, cristãos e maristas em busca da excelência na prestação de serviços à comunidade e contínuo desenvolvimento do ensino e da pesquisa, o Hospital da Santa Casa de Curitiba passa a fazer parte da área de saúde do Grupo Marista.

Localizada na Praça Rui Barbosa, nº 694, no centro da Capital, a Santa Casa tem área construída de 17.416,99 metros quadrados, 278 leitos, sendo 37 de UTIs, e nove salas cirúrgicas. Realiza entre 600 e 800 cirurgias por mês e interna uma média de 1.350 pacientes nesse mesmo período.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação