Uma sessão solene realizada no fim da tarde desta terça-feira (4) no Plenário da Assembleia Legislativa, homenageou o centenário de nascimento do ex-governador do Paraná, Ney Braga. A iniciativa foi do deputado Ney Leprevost (PSD). Filhos e netos do ex-governador foram os homenageados com menções honrosas como uma forma de retribuição ao trabalho do político pelo desenvolvimento do estado.
A homenagem da Assembleia é a primeira de uma série que vai acontecer até o mês do centenário.
Antônio Lacerda Braga Neto, filho do ex-governador, falou em nome dos familiares.
(Sonora)
Entre as autoridades que participaram da sessão, estavam a presidente da Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR), Maria Inês Pierin Borges da Silveira, que também foi uma das idealizadoras da homenagem. Para o deputado Ney Leprevost, Ney Braga deixa um exemplo de ética na política.
(sonora)...
Ney Aminthas de Barros Braga nasceu no município da Lapa em 25 de julho de 1917 e faleceu em Curitiba, no dia 6 de outubro de 2000. Fez carreira militar, onde chegou ao posto de general de brigada. Fez uma longa carreira política. Primeiro foi prefeito de Curitiba (1954/1958), vencendo as primeiras eleições diretas para o cargo, que até então era preenchido por nomeação do governador do Estado. A capital do Paraná tinha cerca de 200 mil habitantes nessa época. Depois, em 1958, foi deputado federal, o segundo mais votado nas eleições, perdendo apenas para Jânio Quadros, que se elegeu naquele ano também pelo Paraná.. Mais tarde, em 1961, foi governador do Paraná. Em 1967 foi eleito senador e depois, no ano de 1979 voltou a governar o estado. Ney Braga também foi ministro da Agricultura e ministro da Educação, além de presidente da Itaipu Binacional. Entre os feitos de seus governos, estão a criação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); a Companhia de Informática do Paraná (Celepar); a Telecomunicações do Paraná S/A (Telepar); a Fundação de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar); além de ter reestruturado o Banco do Estado do Paraná (Banestado) e de ter fortalecido a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).
Na primeira gestão, fez as obras de pavimentação da Rodovia do Café, ligando a região Norte ao Porto de Paranaguá, ativando finalmente aquele terminal marítimo, que até então não era utilizado por causa de não ter uma boa rodovia para escoar a safra. Na segunda festão, em 1979, criou o Programa do Voluntariado Paranaense (PROVOPAR) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR).
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.