
Guarapuava será a casa da Assembleia Legislativa do Paraná pela primeira vez na próxima quarta-feira (1º). A 31ª edição da Assembleia Itinerante, programa de interiorização da Assembleia, chega à região Centro-Sul do Estado durante o evento Paraná Faz Ciência, promovido pela Unicentro. A Sessão Especial está marcada para as 18 horas e contará com homenagens a personalidades locais, além do recebimento de reivindicações de entidades da sociedade civil organizada da região.
A Assembleia Itinerante tem se consolidado como um dos principais instrumentos de aproximação entre o Poder Legislativo e a população. Ao percorrer diversas regiões do Paraná, a iniciativa garante que as demandas locais sejam ouvidas de perto, permitindo que prefeitos, lideranças comunitárias e entidades apresentem reivindicações diretamente aos deputados. Mais do que um espaço de diálogo, o projeto reforça a transparência, fortalece a representatividade e amplia a participação cidadã nos rumos das políticas públicas. Desde 2023, quando foi criado, já foram recebidas mais de 6 mil sugestões. Todas foram catalogadas, respondidas e muitas delas se transformaram em obras, projetos de lei, indicações e outras ações.
O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), reforçou a importância de decidir em conjunto com a população das cidades. “Somente quem mora nas cidades sabe o que é melhor para o município. Por isso, estamos rodando todo o Paraná para ouvir, buscar soluções e avançar.”
“Será a primeira vez que a Assembleia Legislativa realiza uma sessão itinerante em Guarapuava, e isso tem um significado muito especial. Nosso objetivo é aproximar o Parlamento da população, ouvir de perto as demandas e fortalecer o diálogo com os municípios da região. A Assembleia não pode ser um espaço distante, precisa estar onde as pessoas estão. Tenho certeza de que essa iniciativa vai marcar a história política de Guarapuava e do Centro-Sul do Estado, levando ainda mais transparência e participação à nossa atividade legislativa”, declarou o primeiro-secretário, deputado Gugu Bueno (PSD).
A segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), afirmou que Guarapuava é um polo estratégico no Paraná, com participação expressiva na economia do Estado, e destacou a decisão da Mesa Diretora de levar o projeto pela primeira vez à cidade. “A Assembleia Itinerante chega a Guarapuava pela primeira vez com o objetivo de ouvir de perto as demandas, acolher ideias e construir soluções junto dos prefeitos, vereadores, lideranças e representantes da sociedade civil. Tenho certeza de que será um momento marcante de construção coletiva para o futuro do Paraná”, disse.
Paraná Faz Ciência
Também pela primeira vez, Guarapuava recebe o Paraná Faz Ciência, um dos maiores encontros científicos da Região Sul e o maior do Estado. O evento acontece entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, mas a Assembleia Itinerante participará apenas no dia 1º. A programação ocorre no Centro de Eventos Cidade dos Lagos e reunirá professores, pesquisadores, estudantes, autoridades científicas e a comunidade em geral para discutir ciência, inovação, tecnologia e educação.
A iniciativa tem como objetivo despertar o interesse do público para temas que impactam diretamente a vida das pessoas, mostrando como a ciência pode transformar a realidade da sociedade. A programação inclui palestras, oficinas, feiras e apresentações que abordam diferentes áreas do conhecimento.
Todas as atividades são gratuitas. A programação completa está disponível no site: https://paranafazciencia.unicentro.br/programacao/
Serviço:
31ª edição da Assembleia Itinerante – Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Paraná
Data: 1º de outubro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Centro de Eventos Cidade dos Lagos – Guarapuava
Atividades: Homenagens a personalidades locais e recebimento de reivindicações de entidades da sociedade civil