Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia outorga título de Cidadão Honorário ao presidente do STJ, Felix Fischer

Presidente do STJ, ministro Félix Fischer, recebe título de Cidadão Honorário do Paraná.
Presidente do STJ, ministro Félix Fischer, recebe título de Cidadão Honorário do Paraná. Créditos: Nani Gois/Alep
Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (10), a Assembleia Legislativa concedeu o título de Cidadão Honorário do Paraná ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, conforme proposição do presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e do deputado Duílio Genari (PP). Oriundo dos quadros no Ministério Público do Paraná, onde exerceu os cargos de promotor e procurador de Justiça, Fischer também foi professor universitário, ingressando na Corte Superior em dezembro de 1996. Em 31 de agosto deste ano o ministro assumiu a Presidência do STJ.

Para o deputado Valdir Rossoni, este título é o reconhecimento pela atuação do magistrado em prol das melhores aplicações do Direito, bem como para o fortalecimento das instituições democráticas. “O nosso homenageado viveu e deu sua contribuição ao Paraná, ao exercer, principalmente, sua função no Ministério Público. O que hoje estamos fazendo aqui de forma modesta é apenas um reconhecimento, por trilhar o caminho profissional sempre comprometido com respeito e ética e por seus serviços prestados em prol do Judiciário brasileiro”, disse o chefe do Legislativo estadual.

Rossoni destacou ainda os desafios assumidos pelo presidente do STJ, especialmente para garantir maior agilidade às demandas que tramitam na Corte. “Empossado no dia 31 de agosto, uma de suas primeiras preocupações de certa forma combinam com o que estamos implantando aqui nesta Casa de Leis, há dois anos. A modernização do processamento eletrônico”, disse, completando que “o ministro Fischer, entretanto, é daqueles exemplos que produzem ainda mais diante das adversidades”.

Honra – O ministro Felix Fischer afirmou sentir-se honrado em receber do Paraná o título de Cidadania, frisando que tem pelo estado um profundo carinho, por conta do início da sua trajetória profissional. O presidente da Corte Superior também brincou, dizendo que a sua expectativa e ansiedade diante da solenidade deixaram a noite da véspera muito mais longa. “O estado do Paraná está no meu coração. Confesso que não consegui dormir direito diante desta homenagem. Estou muito contente e feliz”, afirmou.

Em seguida, durante o pronunciamento, Fischer ressaltou sua trajetória profissional e as raízes no Paraná, onde residem filhos e outros familiares, o que torna o reconhecimento ainda mais especial. “Retorno ao meu querido estado com esta honraria máxima, de Cidadão Honorário. Recebo, orgulhoso, este título. Fiz minha carreira no Ministério Público. A homenagem de hoje é também a toda a minha família. Se realmente sou merecedor da outorga, quero dizer que aproveitei a oportunidade oferecida pelo Paraná. E fico feliz e honrado em ser reconhecido por esta Casa de Leis. Divido os méritos desta homenagem com os amigos do Paraná e com os meus familiares”.

O governador Beto Richa, presente ao evento, parabenizou a iniciativa dos parlamentares que propuseram a homenagem, aprovada por unanimidade, e destacou o trabalho desenvolvido pelo ministro e presidente do STJ. “Justa e merecida homenagem. O Paraná, por meio desta Casa, referendou o nome do presidente Fischer. E hoje o estado se congratula com o ministro, agora no comando daquela Corte. É um dia muito especial e de reconhecimento mais que devido”, afirmou.

Diversos deputados estaduais e federais, secretários de Estado, representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário também participaram da solenidade.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação