Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia promove sessão em homenagem ao Ano Internacional da Afrodescendência

Propositor da solenidade, deputado Professor Lemos (PT).
Propositor da solenidade, deputado Professor Lemos (PT). Créditos: Nani Gois/Alep
Nesta sexta-feira (18), às 9 horas, acontece uma sessão solene para a premiação “Orirerê – Cabeças Iluminadas”, no Plenário da Assembleia Legislativa. A solenidade, uma proposição do deputado Professor Lemos (PT), faz uma homenagem ao Ano Internacional da Afrodescendência.

Nesta edição, o prêmio vai agraciar professores, equipes multidisciplinares e comissões étnico-raciais que se destacaram com práticas de aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Essa legislação determina a inclusão da arte e cultura indígena, africana e afrobrasileira nos currículos escolares. Além de valorizar os profissionais e equipes que tiveram sucesso na aplicação das novas diretrizes, o objetivo também é compartilhar saberes, estratégias e reflexões que apóiem a progressiva inserção destes conteúdos em sala de aula.

“Orirerê - Cabeças Iluminadas” é uma premiação de reconhecimento realizada na Assembleia Legislativa desde 2009, que valoriza e dá visibilidade àqueles que fazem a história, a arte e a cultura afro florescerem no estado. A palavra “orirerê” é da língua iorubá: “ori” significa “cabeça”; “rerê” significa “boa”, “iluminada”. A primeira edição (em 2009) agraciou os mestres da cultura popular e gente de destaque junto à comunidade. A segunda edição, em 2010, premiou representantes das religiões de matriz africana. Segundo dados do IBGE, o Paraná é o estado mais negro do sul do país, com 28,5% de afrodescendentes.

Esse prêmio é promovido pelo Centro Cultural Humaitá – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), a Rede Municipal de Educação de Curitiba e o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial (FPEDER-PR).
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação