
A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu nesta quarta-feira (5) uma câmera termográfica portátil para aferição de temperatura. O equipamento foi adquirido pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) e doado ao Legislativo paranaense para reforçar as medidas de prevenção contra o coronavírus adotadas pela Casa desde março.
O equipamento permite que a medição de temperatura possa ser feita a uma distância ainda maior do que os termômetros já utilizados nos acessos da Assembleia Legislativa, tornando o procedimento ainda mais seguro para os funcionários que permanecem em atividade presencial, como afirmou o presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB).
(Sonora)
O primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), já solicitou a doação de mais um equipamento para que todos os acessos em funcionamento possam ser monitorados com essa tecnologia.
(Sonora)
Secretário da Unale no Paraná, o deputado Anibelli Neto (MDB), destacou a atuação da entidade no apoio às Assembleias para que possam manter suas atividades de forma segura.
(Sonora)
Desde o início da pandemia a Assembleia Legislativa do Paraná vem adotando todas as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde no combate ao coronavírus. Além da diminuição do número de servidores em atividade presencial, o acesso à Casa está restrito, com todos passando pela aferição de temperatura e devendo usar máscara o tempo todo. Um tapete com sanitizante será instalado no acesso de pedestre nos próximos dias.
O Legislativo também destinou R$ 100 milhões do seu orçamento para que o Governo do Estado possa fazer a aquisição da vacina contra a Covid-19 assim que estiverem disponíveis no mercado.
Também foram entregues mais sete carteiras de identificação funcional para legisladores. O documento civil emitido pela Unale vem acompanhado de um PIN para acesso ao Congresso Nacional e de uma pequena caderneta para o registro das atividades políticas do parlamentar. Até agora já foram emitidas 34 carteiras de identidade funcional para deputados paranaenses.
A carteira de identidade funcional para membros dos Poderes Legislativos está regulamentada pela Lei federal nº 13.862, de 30 de julho de 2019, que estabelece que o documento tem validade, para todos os fins de direito, em todo o território nacional, no período da legislatura em que for expedida. A Unale é, por lei, a instituição autorizada a firmar parceria com as Assembleias Legislativas e a Câmara Legislativa do Distrito Federal para emissão das carteiras.
Informações site da Assembleia Legislativa do Paraná