Assembleia vai decidir se cede rodovias estaduais para concessão
“Começa com Romanelli falando que hoje é um dia histórico...e Arilson, que é uma vitória do parlamento paranaense))
As celebrações dos deputados Arilson Chiorato (PT), coordenador da Frente parlamentar Sobre o Pedágio, e Luiz Claudio Romanelli (PSB) se devem a uma conquista do Poder Legislativo: uma resposta ao acórdão, na linguagem jurídica, publicado nesta segunda-feira (26) pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a uma representação assinada por 44 deputados estaduais que pedia a suspensão de todas as etapas do processo licitatório formulado pelo Ministério da Infraestrutura e pela ANTT para a concessão de rodovias que cortam o Paraná.
A suspensão não veio, mas Romanelli avalia que a decisão do TCU foi ainda melhor, porque faz alertas, que serão fundamentais para que o Governo Federal reveja o modelo em andamento: em primeiro lugar, que há necessidade de um ato formal de delegação das rodovias estaduais ao Governo Federal, o que significa que a Assembleia terá que autorizar essa medida. O segundo ponto é a exigência no contrato de que as obras não realizadas, não podem ser pagas em duplicidade, afinal, eram previstas na concessão anterior.
(Volta Romanelli)
O documento aponta uma série de irregularidades e ilegalidades no processo conduzido pelo Ministério da Infraestrutura e pela ANTT, entre elas justamente a ausência da Lei Estadual que autorize o Poder Executivo a promover a delegação para a União, da administração e exploração de rodovias estaduais.
Para Arilson Chiorato (PT), os 54 parlamentares são responsáveis pela vitória, já que todos têm participado ativamente das audiências públicas remotas e presenciais, rechaçando o modelo proposto pelo Governo Federal, que prevê, entre outros pontos, o degrau tarifário, que segundo os deputados, vai encarecer o preço das tarifas ao longo dos anos.
(Sonora)
Diversos parlamentares também comemoraram a decisão, entre eles, o líder do Governo na casa, o deputado Hussein Bakri (PSD) e Delegado Jacovós (PL).
(Sonora)
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia maisAudiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia maisParaná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais