O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) anunciou nesta sexta-feira (1º) os vencedores do Prêmio “Boas Práticas Eleitorais edição 2017 - Biometria”. A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), através da TV Assembleia, foi a campeã na categoria “Biometria e a Imprensa”, pelas reportagens e série de entrevistas realizadas para alertar e conscientizar os paranaenses sobre a necessidade de fazer o recadastramento eleitoral e o cadastramento biométrico.
Todo o conteúdo jornalístico produzido pela TV Assembleia foi divulgado nos demais canais de comunicação do Poder Legislativo estadual, como o site, rádio e redes sociais da Alep, conforme filosofia adotada pela Mesa Executiva, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), de aproximação com a população paranaense. “Adotamos essa parceria com o TRE-PR porque nós, do Poder Legislativo, representamos a população e nos compete participar de campanhas esclarecedoras. O alerta para o recadastramento eleitoral é extremamente importante para a população, pois sem esse cadastro os paranaenses não poderão exercer o direito do voto”, disse Traiano.
Para a diretora de Comunicação da Alep, Kátia Chagas, esse prêmio mostra a importância da comunicação pública focada no atendimento à população. “É o que procuramos fazer na Assembleia, nos aproximar da população. Fomos a primeira Assembleia do país a transmitir as sessões plenárias pelo Facebook, a fim de apresentar de forma mais transparente os trabalhos da Assembleia para a população. A TV Assembleia também tem sido fundamental para isso e estamos, agora, em busca de um canal aberto de televisão para que possamos atingir todos os municípios paranaenses e mostrar cada vez mais o trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais do Paraná”.
O presidente do TRE-PR, desembargador Xisto Pereira, ressaltou que o prêmio foi instituído em 2016 para que o TRE pudesse premiar as pessoas e instituições que têm ajudado a Justiça Eleitoral em todas as suas ações e neste ano, em especial, a biometria. “Agradecemos a Assembleia Legislativa, a TV Assembleia, nossa parceira desde o início na divulgação. Os deputados estaduais que compareceram nas audiências púbicas que realizamos e ajudaram na divulgação e no comparecimento dos eleitores no cartório eleitoral”.
O presidente do TRE-PR voltou a destacar a importância dos eleitores realizarem o cadastro biométrico, principalmente agora, com a implantação de um sistema nacional de identificação. “É importante esse cadastro, porque adiante teremos a identificação nacional única, e é preciso que tenhamos um cadastro atualizado para que as pessoas possam ter esse documento e, claro, possam votar nas eleições de 2018”.
Para o assessor de Comunicação Social do TRE-PR, Marden Machado, a colaboração dos veículos de comunicação foi e é fundamental para o processo biométrico. Ele lembrou que desde a fase de testes do cadastramento biométrico, no ano de 2009, a imprensa participou e, desde então, esse apoio só cresceu. Ele ressaltou também a parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná ao longo de anos. “Não conseguiríamos fazer um bom trabalho sem o apoio e colaboração da imprensa”, disse. “A Assembleia sempre foi uma grande aliada visando cursos de cidadania, na campanha do mesário voluntário, no Parlamento Universitário. Nesse ano, em particular, também na divulgação do cadastramento biométrico e na realização de assembleias, junto à população, num trabalho para o não fechamento das zonas eleitorais e, mais recentemente, com uma proposta que encaminhamos à Assembleia para que mesários voluntários sejam isentos da taxas de inscrição em concursos públicos estaduais, proposta que já foi inclusive sancionada. É uma parceria que já existe há bastante tempo e que só tende a se fortalecer”, concluiu Marden.
Revisão biométrica – O Paraná atingiu a marca de 6,5 milhões de eleitores que já fizeram o recadastramento eleitoral e o cadastro biométrico para as eleições, o que equivale a 82% do eleitorado paranaense. Até o dia 15 de dezembro esse número irá aumentar, pois ainda existem cidades realizando o processo. Para as eleições de 2018, aproximadamente 90% do eleitorado paranaense poderá votar, utilizando a biometria, e para o início de 2019 todos os eleitores do Paraná estarão cadastrados.
Prêmio – O Prêmio “Boas Práticas Eleitorais” visa identificar e divulgar práticas bem-sucedidas da Justiça Eleitoral do Paraná, tendo por finalidade valorizar os servidores, magistrados, promotores, profissionais de comunicação e colaboradores da Justiça Eleitoral do Paraná.
Neste ano foram seis categorias: Biometria e Revisão 2017; Atendimento Biométrico 2017; Biometria e Sustentabilidade; Biometria em Retrospecto (2009 -2016); Biometria e a Imprensa; Top Biometria.
Concorrentes – Na categoria Biometria e a Imprensa, a Assembleia Legislativa concorreu com o Canal “Ortigueira Mais”; a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranavaí e a TVCI de Paranaguá.
A categoria é destinada a todos os profissionais, pessoas físicas ou jurídicas da área de comunicação, compreendendo rádio, televisão, periódicos e portais da internet. Foram finalistas nesta categoria reportagens, matérias e publicações, impressas ou digitais, que deram cobertura destacada para assuntos afetos ao processo de revisão biométrica.