Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Através da Escola do Legislativo, Plenário da ALEP recebe semifinal do projeto “Debatedores Nota Mil” com estudantes da rede estadual

Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), no Plenário da Assembleia Legislativa.
Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), no Plenário da Assembleia Legislativa. Créditos: Orlando Kissner/Alep

O Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná recebeu na manhã desta sexta-feira (26) a semifinal do projeto "Debatedores Nota Mil". O evento recebeu dezenas de estudantes de seis colégios estaduais de Curitiba e tem como objetivo preparar alunos da rede pública de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A ação é promovida pela Escola do Legislativo, através de uma parceria com o Instituto Eureka e a Fundação Wilson Pickler, com apoio da UNINTER e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Os temas escolhidos para esta etapa da competição foram a influência das redes sociais no regime democrático e o desenvolvimento da Amazônia. 

O presidente da Assembleia, Deputado Alexandre Curi (PSD), esteve presente durante o evento, reafirmou a importância da ação no âmbito da educação paranaense e parabenizou os estudantes presentes, além de destacar a recente aprovação do novo Código de Ética da Casa. 

O Diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, comentou a ação e reforçou a importância da aproximação do Legislativo paranaense da população: “Estamos aqui com estudantes do ensino médio que vêm participando de um projeto com o Instituto Eureka e a Secretaria de Educação justamente para aperfeiçoar as técnicas de debate porque elas são úteis para que eles utilizem nas redações do ENEM. É um privilégio nosso, que está diretamente alinhado com o nosso planejamento de receber as pessoas e mostrar que, de fato, a Assembleia é a Casa do Povo.”

Projeto faz a diferença na vida escolar dos estudantes 

Jhully dos Santos Bernardes, aluna do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná, destacou a importância da iniciativa para sua formação não apenas na preparação para ingressar no ensino superior, mas também para a promover a consciência cidadã nos jovens. “É uma honra poder estar aqui e é muito gratificante poder fazer parte dos debatedores. É uma iniciativa muito importante para nós adolescentes, para se criar seres críticos, elaborar oratória, porque a faculdade espera isso da gente. Eu, como estudante do segundo ano, acredito que isso vai me preparar tanto para o terceiro ano quanto para minha faculdade. Poder estar aqui e compartilhar esse momento com meus colegas é uma honra porque podemos ver como os alunos podem se dedicar a um projeto tão bonito como esse, é muito gratificante”, declarou a estudante.

Sobre o evento, o Prof. Marlus Geronasso, um dos jurados, comentou: “Trazer a garotada para cá, alunos da rede pública, com a possibilidade de debater temas que podem aparecer no Exame Nacional do Ensino Médio - como aconteceu em 2023 - é um compromisso, assim podermos instrumentalizá-los para realizar uma grande prova no ENEM. Por isso, cumprimento a Assembleia Legislativa por abrir as suas portas e permitir esse exercício democrático.”

Confira a lista de colégios participantes:

Colégio Estadual Dom Orione (classificado para a disputa do 1º lugar)

Colégio Estadual Cívico-Militar Jayme Canet (classificado para a disputa do 1º lugar)

Colégio Estadual do Paraná (classificado para a disputa do 3º lugar)

Colégio Estadual Prof. Alcyone Moraes de Castro Vellozo (classificado para a disputa do 3º lugar)

Colégio Estadual João de Oliveira Franco 

Colégio Estadual João Mazzarotto

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação