Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Audiência discute papel das Unidades de Conservação no Paraná

24/09/2019 16h01 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
Especialistas da área ambiental participaram, na manhã desta terça-feira (24), no Plenarinho, de uma audiência pública sobre as Unidades de Conservação (UC) do Paraná. A iniciativa do debate foi do deputado Goura (PDT), que preside na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais. O objetivo, segundo o parlamentar, é, em um momento em que se discute cada vez mais os impactos do aquecimento global, trabalhar com a qualificação dessas unidades.  Além disso, a reconstituição dos corredores de biodiversidade, das matas ciliares, para que a população tenha esse grande patrimônio preservado para as futuras gerações. O Paraná conta com 100 unidades de conservação, sendo 68 estaduais, dez federais e outras nos municípios. Um mosaico de unidades que fazem com que o pouco que resta das florestas paranaenses permaneça em pé. Em poucas décadas, 70 anos, foi desmatada quase a totalidade da cobertura florestal paranaense, seja no Parque Nacional do Iguaçu, seja na área da Serra do Mar. Por isso, Goura afirma que é fundamental que se tenha políticas públicas de preservação, de conservação dessas unidades, de manejo sustentável, de organização, e adequação de visitação, para que as pessoas possam conhecer esses locais sem causar impacto. 

(Sonora)  

As Unidades de Conservação são áreas delimitadas para assegurar a preservação da natureza, da biodiversidade e de outros atributos naturais. A proteção destes territórios, garantem os especialistas, é uma grande missão para o poder público, entidades e demais atores da sociedade. Para Alexandre Gaio, do Centro de Apoio às Promotorias do Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná (MP-PR), são muitos os desafios, entre eles, está a falta de investimento. Ele trouxe algumas sugestões para o debate.

(sobe som)

Entre os participantes da audiência, estavam, além de Gaio, representantes da Rede Pró UCs; representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Laboratório de Unidades de Conservação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do IAP. O diretor de Biodiversidade do Instituto Ambiental do Paraná, Aristides Athaíde, falou sobre as perspectivas e propostas para o futuro das UCs no estado.

(Sonora)

As UCs dividem-se em Unidades de Proteção Integral, quando é permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais; e Unidades de Uso Sustentável, quando atividades que envolvem coleta e uso dos recursos naturais são permitidas, mas desde que praticadas de uma forma que a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos esteja assegurada. A representante da Fundação Boticário, Marion Bartolomei, apresentou dados que demonstram a importância das Unidades de Conservação, inclusive do ponto de vista econômico.

(sonora)

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação