Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Audiência pública na Alep debaterá dificuldades para acesso ao tratamento do câncer de mama metastático

Evento tem articulação da Federação Brasileira de Instituições de Apoio à Saúde da Mama e da Mão Amiga Beltronense de Prevenção ao Câncer.


O acesso no Sistema Único de Saúde (SUS) ao tratamento do câncer de mama metastático – fase mais avançada da doença – será debatido em audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, na próxima quarta-feira (26), a partir das 9 horas, conforme proposição do deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente do Legislativo estadual. O evento tem articulação da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) e da ONG Mão Amiga Beltronense de Prevenção ao Câncer, em parceria com diversas outras entidades.

O foco principal da audiência é a falta de acesso na rede pública de saúde a medicamentos usados para combater o câncer de mama metastático, como o trastuzumabe, que está no SUS apenas para pacientes em fases iniciais ou localmente avançadas da doença. Além desta, outras terapias importantes também não são ofertadas na rede pública, sendo acessíveis apenas a pacientes que dispõem de convênios de saúde.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) dão conta que o Paraná registre cerca de 3.730 novos diagnósticos de câncer de mama em 2017, numa média de dez novos casos por dia – o que seria a quinta maior taxa de ocorrências do país.





Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação