Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

CCJ aprova alteração em projeto que obriga casas noturnas fornecerem tampas para copos Nova redação dá mais clareza às penalidades da Lei, que diz que estabelecimentos infratores poderão receber advertências e multas.

24/05/2022 16h23 | por Thiago Alonso
CCJ aprova alteração em projeto que obriga casas noturnas fornecerem tampas para copos.

CCJ aprova alteração em projeto que obriga casas noturnas fornecerem tampas para copos.Créditos: Orlando Kissner/Alep

CCJ aprova alteração em projeto que obriga casas noturnas fornecerem tampas para copos.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira (24) alterações no projeto de lei 638/2020, das deputadas Maria Victória (PP), Mabel Canto (PSDB) e Cristina Silvestri (PSDB), que trata da obrigatoriedade de casas noturnas disponibilizarem tampas ou proteções de copos aos consumidores em todo o Estado do Paraná. Os parlamentares aprovaram uma subemenda da Comissão de Indústria, Comércio Emprego e Renda que dá mais clareza às penalidades determinadas pela legislação. As alterações propostas também retiram a necessidade dos estabelecimentos fixarem cartazes informando sobre a Lei.

De acordo com a redação aprovada, o descumprimento da proposição sujeita à advertência os estabelecimentos que não cumprirem a determinação na primeira infração. No caso de reincidência, as casas noturnas poderão ser multadas em até 500 vezes a Unidade Padrão Fiscal do Paraná (UPF/PR). Este valor poderá ser triplicado “quando se verificar que em virtude da situação econômica do infrator a penalidade aplicada se apresente ineficaz”. Cada UPF/PR, em valores atualizados de maio de 2022, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, corresponde a R$ 125,97.

O projeto determina que as casas de shows, casas noturnas, bares e similares devem ofertar aos consumidores, quando solicitado, tampas ou protetores de copos, com canudo, para qualquer tipo de bebida. O texto diz que as tampas ou pretores de copos devem vedar completamente o copo, com abertura para a inserção de canudo.

A proposta atinge aqueles estabelecimentos com alvará de funcionamento para 100 ou mais pessoas ou que comercialize bebidas alcoólicas para consumo no local. Os estabelecimentos comerciais deverão informar aos consumidores a disponibilidade do protetor de copo. A determinação sugere que as tampas ou protetores de copos devem ser feitos preferencialmente de matéria reciclável. O acessório não poderá ser cobrado dos consumidores.

Executivo

O projeto de lei 182/2022, de autoria do Executivo, que aprova a construção de empreendimento de geração compacta de energia termoelétrica a base de gás natural comprimido, foi aprovado na CCJ. A proposta permite a criação do empreendimento Projeto Barra Bonita I, localizado no município de Pitanga. De acordo com o Governo, a proposta legislativa visa complementar a geração hidrelétrica e tem papel fundamental diante dos quadros de escassez hídrica.

Foram aprovadas também duas emendas de plenário ao projeto de lei 79/2022, do Poder Executivo, que dispõe sobre a estruturação da autarquia Paraná Esporte. A proposta visa a regularização da nomenclatura e estruturação da autarquia Paraná Esporte. Além disso, tem o objetivo de modernizar as competências, atribuições, “bem como estruturar a autarquia para a execução das Políticas Estadual de Esportes, fixando diretrizes básicas a serem seguidas, conforme a linha de atuação do Governo do Estado”, de acordo com a justificativa do Governo. As emendas são de autoria dos deputados Luiz Fernando Guerra (União) e Arilson Chiorato (PT).

Os deputados membros da CCJ aprovaram ainda o projeto de lei 208/2022, do Poder Executivo, que altera a Lei n° 15.601/2007, a Lei n° 17.648/2013, e a Lei n° 20.798/2021, que autorizaram o governo a efetuar doação de imóveis aos municípios de Marmeleiro, Toledo e Rolândia; e o projeto de lei 209/2022, que autoriza o Poder Executivo, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar/Emater), a efetuar a doação de imóvel ao Estado do Paraná.

Demais projetos

Uma emenda da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural ao projeto de lei 823/2017, dos deputados Professor Lemos (PT) e Hussein Bakri (PSD), também foi aprovada. O projeto trata da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. O objetivo é articular e implementar programas e ações que estimulem a produção já existente no Estado, “colaborando com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população”, como explica a justificativa da matéria. Também foi aprovada uma emenda de plenário ao projeto de lei 671/2020, do deputado Nelson Luersen (União), que trata da obrigatoriedade de hospitais públicos e unidades de pronto atendimento (UPAS) do Estado do Paraná disponibilizar wi-fi gratuitamente aos usuários que realizarem qualquer espera ou atendimento.

Um pedido vista do deputado Homero Marchese (Republicanos) adiou o debate do projeto de lei 700/2021, da deputada Cristina Silvestri (PSDB), que estabelece diretrizes para criação, implantação e funcionamento das casas regionalizadas de acolhimento, abrigamento e proteção à mulher no Estado do Paraná.

Os parlamentares aprovaram o voto do deputado Homero Marchese (Republicanos) na forma de um substitutivo ao projeto de lei 375/2021, do deputado Cobra Repórter (PSD). Com a alteração, o projeto passa a conceder ao município de Londrina o título de Capital Estadual da Agrotecnologia. Também avançou o projeto de lei 343/2021, de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB), que insere no calendário oficial de eventos turísticos do Paraná o Festival de Gastronomia Caiçara, realizado na semana que compreende o dia 18 de julho, no município de Pontal do Paraná.

Foram aprovados ainda os projetos de lei 748/2021, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que institui o Dia da Conscientização sobre a Epidermólise Bolhosa (EB), a ser celebrado anualmente no dia 25 de Outubro; 370/2021, do deputado Anibelli Neto (MDB), que institui o Dia Estadual da Cerveja Artesanal, a ser celebrado anualmente na primeira sexta-feira do mês de Agosto; 702/2021, do deputado Professor Lemos (PT), que concede o Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná ao Senhor Padre Haruo Sasaki; 13/2022, dos deputados Maria Victória (PP) e Tiago Amaral (PSD) que institui a Rota Turística do Tiro Desportivo no Estado do Paraná; e 350/2021, dos deputados Coronel Lee (DC) e Anibelli Neto (MDB), que denomina de Ponte Alevir Benedetti a ponte sobre o Ribeirão Paixão, na Rodovia Heitor Alencar Furtado (PR-218), em Amaporã.

Um pedido de vista do deputado Tião Medeiros (PP), adiou a discussão do projeto de lei 117/2020, do deputado Dr. Batista (União Brasil), que denomina de Rodovia Prefeito Walter Romão de Oliveira trecho a extensão da PR-691.

Utilidade Pública

Por fim, foram aprovados três projetos de concessão de Título de Utilidade Pública. Avançaram os projetos de lei 136/2022, do deputado Soldado Adriano José (PP), que concede o Título de Utilidade Pública à Casa de Acolhida Filhos Prediletos, Regional Campo Mourão; 176/2022, do deputado Professor Lemos (PT), que concede Título de Utilidade Pública à Casa Familiar Rural Padre Sasaki, em Sapopema; e 693/2020, do deputado Cobra Repórter (PSD), que concede o Título de Utilidade ao Instituto de Tecnologia & Dignidade Humana, em Curitiba.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação