Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputada Luciana Rafagnin (PT) entrega Menção Honrosa à jornalista Dulcineia Novaes

Honraria foi entregue durante a sessão plenária desta segunda-feira (17).

Honraria foi entregue durante a sessão plenária desta segunda-feira (17).
Honraria foi entregue durante a sessão plenária desta segunda-feira (17). Créditos: Orlando Kissner/Alep

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) entregou nesta segunda-feira (17) uma menção honrosa à jornalista Dulcineia Novaes, em reconhecimento à sua trajetória de destaque no jornalismo paranaense e nacional. Com mais de quatro décadas dedicadas à comunicação, Dulcineia se consolidou como uma das vozes mais respeitadas da televisão brasileira — um símbolo de representatividade, coragem e superação.

“Dulcineia é reconhecida não apenas pela excelência profissional, mas por ter aberto caminhos para muitas outras mulheres, especialmente mulheres negras, que antes mal ousavam sonhar com um lugar nas telas da TV. Sua história inspira gerações e evidencia como talento, dedicação e persistência são capazes de transformar realidades”, destacou a deputada.

Natural de Martinópolis (SP), Dulcineia cresceu em Assis e, posteriormente, em Londrina. Filha de uma empregada doméstica e de um funcionário da antiga Companhia Paulista de Força e Luz, perdeu o pai na infância e foi criada pela mãe, que lutou para garantir educação de qualidade aos filhos. Essa trajetória marcada por esforço, afeto e determinação moldou a profissional brilhante que o público conhece hoje.

Em 9 de agosto, Dulcineia completou 70 anos, celebrando também uma carreira sólida iniciada em 1978, no jornal Folha de Londrina, quando ainda era estudante. Formou-se em Jornalismo pela UEL em 1979 e, dois anos depois, migrou para a televisão ao ingressar na TV Coroados — atual RPC TV Londrina, afiliada da Rede Globo. Em 1987, foi transferida para Curitiba, onde permanece até hoje, somando 44 anos ininterruptos na emissora.

Em entrevista aos jornalistas que cobrem o Legislativo, Dulcineia agradeceu o acolhimento que recebe do público ao longo de sua trajetória. “Isso não se constrói do dia para a noite. Sempre levei minha carreira com respeito, ética e responsabilidade, porque a gente lida com todas as classes sociais, desde as pessoas mais humildes até chefes de Estado. Eu sou muito feliz com esse acolhimento das pessoas. Nas ruas, elas me param, querem conversar, querem um  abraço. Eu não me privo disso não. Às vezes estou apressada, porque temos horário a cumprir, mas eu dou atenção às pessoas”, contou.

Ela reforçou que, apesar da grande visibilidade, mantém a mesma postura humana que sempre marcou sua presença profissional. “Eu não sou só aquela jornalista, aquela repórter que aparece na tela da tevê. Eu não sou uma personagem. Eu sou a Dulcineia Novaes, ser humano, mulher, preta, que venceu muitas barreiras. Então eu tenho, sim, que estar perto desse público.”

“Sua caminhada, marcada pela ética, credibilidade e sensibilidade no modo de contar histórias, faz de Dulcineia uma referência no jornalismo brasileiro. Sua voz marcante, seu olhar atento e o profundo respeito pelo público reforçam a compreensão de que informar vai muito além de transmitir fatos, é interpretar contextos, ouvir pessoas e dar sentido às experiências que moldam o cotidiano. Sua presença diante das câmeras registra não apenas acontecimentos, mas parte importante da história recente do Brasil”, concluiu Luciana.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação