
A segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada estadual Maria Victoria (PP), propôs o reconhecimento do Poder Legislativo ao surfista paranaense Yago Dora pela conquista inédita do título mundial da World Surf League (WSL) nesta terça-feira (2) em Fiji.
A deputada destacou que o feito histórico do atleta coloca o Paraná em destaque no cenário esportivo internacional. “Yago é motivo de orgulho para todos os paranaenses e brasileiros. Um talento marcado pela disciplina e dedicação ao esporte. Que essa conquista inspire novas gerações”, afirmou.
O requerimento assinado pela parlamentar solicita o envio de Voto de Congratulações e um certificado de Menção Honrosa ao surfista Yago Dora.
Campeão
Nascido em Curitiba e radicado em Florianópolis Yago Dora conquistou, aos 29 anos, no lendário reef de Cloudbreak, em Fiji, o título mais importante do surfe mundial ao vencer o norte-americano Griffin Colapinto na final do WSL Finals 2025.
É a primeira vez que um atleta paranaense vence o troféu máximo da modalidade, consolidando o protagonismo brasileiro no circuito mundial, conhecido como Brazilian Storm, que já soma oito títulos masculinos nos últimos onze anos.
Além da conquista em Fiji, o surfista curitibano teve uma temporada de destaque em 2025, com vitórias nas etapas de Peniche (Portugal) e Trestles (EUA), além de atuações de alto nível em Saquarema (Brasil) e Pipeline (Havaí).
Com a conquista Yago se junta a Gabriel Medina (3 títulos), Filipe Toledo (2 títulos), Italo Ferreira (1 título) e Adriano de Souza (1 título) como campeões mundiais brasileiros.