Deputada propõe instituição do "Agosto Azul" para alertar homens sobre os cuidados com a saúde

03/11/2011 14h36 | por Nádia Fontana
Deputada Mara Lima (PSDB).

Deputada Mara Lima (PSDB).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputada Mara Lima (PSDB).
“Temos que nos preocupar também com a saúde dos homens de nosso Estado”, afirma a deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que apresentou proposta na Assembleia Legislativa para instituir no Paraná o “Agosto Azul” como mês dedicado ao desenvolvimento de ações visando à integralidade da saúde masculina. A parlamentar já é autora do projeto nº 641/11, que foi convertido recentemente na Lei Estadual de nº 16.935/11, estabelecendo o “Outubro Rosa”, período do ano dedicado à promoção de campanhas para a saúde das mulheres.

A Cantora Mara Lima explica que a finalidade desse novo projeto é desenvolver uma nova e ampla campanha de prevenção, com o intuito de informar os homens sobre a importância do tratamento e cuidados com a saúde, semelhante às campanhas dedicadas às mulheres. “Essa campanha deve ainda alertar sobre os sintomas relacionados às doenças comuns na fase madura, o diagnóstico e o tratamento endocrinológico precoce”, alerta. Entre os problemas que mais preocupam, ela cita o câncer de próstata, as cardiopatias e doenças pulmonares.

De acordo com o projeto de lei, que já recebeu apoio do Plenário e aguarda pareceres das comissões técnicas permanentes do Legislativo, no mês “Agosto Azul” o Poder Público, em parceria com a iniciativa privada e com entidades civis, deve realizar campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas visando a promoção da saúde do homem, priorizando as seguintes áreas: cardiologia, urologia (câncer de próstata), saúde mental, gastroenterologia e pneumologia. A deputada justifica a proposição citando dados do SUS (Sistema Único de Saúde) que revelam que no ano de 2008 aproximadamente 75% das enfermidades registradas pela população masculina com idade entre 25 e 59 anos envolveu essas cinco especialidades.

Ocorrências – Informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que, em 2009, mais de 49 mil homens receberam o diagnóstico de câncer de próstata no Brasil. Esse número representa 52,43 casos da doença a cada 100 mil pacientes masculinos. Assim, o câncer de próstata está entre os mais frequentes, só superado pelo câncer de pele não-melanoma. Ainda de acordo com o Inca, a taxa de mortalidade por câncer de próstata passou de 6,31, em 1979, para 13,93, em 2006, o que representa um aumento de 120%.

O Inca alerta ainda que “mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos”. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Os especialistas do instituto explicam que alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

Rosa – No “Outubro Rosa”, instituído por Lei sancionada no último dia 25 de outubro pelo governador Beto Richa, o mês é dedicado à prevenção do câncer de mama e também das demais doenças que afetam as mulheres. A Cantora Mara Lima acredita que essas campanhas preventivas são fundamentais para evitar o desenvolvimento e o agravamento das enfermidades, lembrando que a manutenção da boa saúde exige uma série de cuidados. “Cada mulher tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas cuidadosamente com a supervisão de um médico, para garantir uma vida saudável e sem surpresas desagradáveis”, sublinha.

Segundo a deputada, as mulheres do Paraná ganharam com a sanção do projeto: “É importante trabalharmos para desenvolvermos cada vez mais políticas públicas que atendam as mulheres de nosso Estado”, acrescentou. O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço que simboliza internacionalmente a luta contra o câncer de mama, numa campanha que tem o seguinte lema: “Um dia rosa por ano e sua vida não vai passar em branco”. O movimento mundial objetiva conscientizar todas as mulheres, principalmente a partir dos 40 anos, da necessidade de reservar um dia por ano para o exame de mamografia. A iniciativa do “Outubro Rosa” surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como o Arco do Triunfo, na França.

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