Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputada Secretária Márcia (PSD) participa do Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde e reforça diálogo entre gestores e Legislativo

Deputada participa de encontro em Foz do Iguaçu, que reúne representantes de todo o estado. Homenagem reconhece trajetória em prol do SUS.

Deputada Secretária Márcia (PSD).
Deputada Secretária Márcia (PSD). Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Representante da Assembleia Legislativa no 37º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, que está sendo realizado em Foz do Iguaçu esta semana, a deputada Secretária Márcia (PSD) promove no evento a aproximação dos gestores municipais com o poder legislativo.

Realizado pelo Cosems-PR (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), o encontro reúne secretários e gestores de saúde de todo o estado. O conselho atua para fortalecer a autonomia dos municípios na área de saúde.

Além de debates e mostra de experiências locais, o congresso permite uma intensa interlocução sobre demandas, fluxos de trabalho e ações na área de saúde.

A deputada lembra que o serviço de saúde segue diretrizes federais e estaduais, mas é efetivado nas cidades, que, portanto, precisam de apoio na medida em que absorvem a maior parte da pressão sobre o serviço.

Reconhecimento pela atuação

Ex-secretária de saúde de Curitiba, Márcia Huçulak foi homenageada nesta terça-feira (11/11) pelo congresso, em reconhecimento à sua contribuição para evolução do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o Cosems, ela é exemplo de força e liderança na área. “No teu sangue corre o sangue do municipalismo da saúde”, disse o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, que entregou o troféu à deputada.

Trajetória

Márcia Huçulak tem 36 anos de trabalho dedicado à saúde pública, tendo assumido diversos cargos nos níveis municipal, estadual e federal (como assessora técnica no Conass, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, em Brasília).

Sua trajetória se confunde com a própria evolução do SUS, já que começou a trabalhar na área pouco antes da criação do sistema único (1988).

Secretária de saúde de Curitiba entre 2017 e 2022, liderou o trabalho de enfrentamento da pandemia de covid-19 na capital, considerado modelo de eficiência no Brasil. “O SUS foi fundamental para garantir atendimento a todos”, diz.

Márcia criou ou participou da implementação de diversos programas de saúde na capital e no estado, como Mãe Curitibana, Escute seu Coração, Curitiba Sem Mosquito (prevenção da dengue e chikungunya), Saúde Já e o Hospsus (qualificação de hospitais públicos) e Apsus (apoio a Atenção Primária nos municípios).

Obteve resultados expressivos para saúde da população, como redução de 40% na mortalidade materna, diminuição de 25% na mortalidade infantil e eliminação da transmissão vertical de aids entre gestante e bebê (Curitiba foi a primeira capital a conseguir tal feito).

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação