A deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD) representa a Assembleia Legislativa do Paraná no 37º Congresso Estadual de Secretarias Estaduais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), realizado de 11 a 14 de novembro em Foz do Iguaçu.
Considerado um dos mais importantes encontros de saúde pública do estado, o congresso deste ano tem como tema “Municípios Inteligentes, Saúde Eficiente: Desafios e Perspectivas para o Futuro do SUS no Paraná”.
O assunto será debatido por profissionais ligados a secretarias municipais, à Secretaria Estadual e ao Ministério da Saúde, instituições de ensino e pesquisa e ao Sistema Único de Saúde.
“É um encontro sempre muito bom, com debates, reflexões e troca de experiências que ajudam a fortalecer nosso SUS, que é referência para o Brasil”, avalia Márcia.
O amplo debate inclui questões como financiamento e emendas parlamentares, desafios da regionalização, estratégias de vigilância da saúde, programa “Agora tem especialistas”, saúde mental e inovação e novas tecnologias na saúde.
Mostra de experiências
A programação inclui a mostra “O SUS que dá certo”, que apresenta ações de 105 municípios paranaenses, realizadas em diversas áreas da saúde.
Curitiba, por exemplo, vai mostrar a experiência com saúde digital e o telemonitoramento, tratamento de crianças com transtorno do aspecto autista e o trabalho multiprofissional para atendimento domiciliar de saúde mental. Já a anfitriã Foz do Iguaçu apresentará a experiência de vigilância de saúde numa região de tríplice fronteira, entre outros. Ponta Grossa, por sua vez, leva ao congresso a experiência com o uso do pilates para melhoria da qualidade de vida de mulheres no climatério e seu modelo de prevenção de erros na distribuição de medicamentos.
“Há boas práticas espalhadas por todo o Estado, que podem inspirar os municípios em várias frentes”, avalia Márcia.