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Deputado Goura (PDT) sugere projeto-piloto para implementação da Pedagogia Waldorf na rede pública

Deputado Goura (PDT).
Deputado Goura (PDT). Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado estadual Goura (PDT) solicitou ao Governo do Paraná um estudo para avaliar a possibilidade de implantação de um projeto-piloto para a formação de educadores e criação de uma escola com Pedagogia Waldorf na rede estadual de ensino.

A solicitação - feita por meio do ofício 275/2025 e encaminhado ao governador Ratinho Jr e ao secretário de secretário de Educação, Roni Miranda Vieira, no dia 12 de dezembro - é um desdobramento da reunião realizada em setembro de 2025 com representantes das escolas Waldorf.

Na ocasião, Goura e a vereadora de Curitiba, Laís Leão (PDT), ouviram relatos de algumas dificuldades em processos de regularização das instituições de ensino causadas, em geral, pela falta de conhecimento sobre a Pedagogia Waldorf.

Nesse sentido, o deputado sugeriu ações que possam apresentar o modelo, já difundido em todo o Brasil, mas pouco conhecido pela maioria da população.

“Acredito que podemos trabalhar para ter a Pedagogia Waldorf na rede pública e não ser apenas para alguns. Nós, enquanto parlamentares, podemos colaborar para uma aproximação da pedagogia com as secretarias de educação das prefeituras e do governo estadual no sentido de incentivar uma diversidade pedagógica”, afirmou Goura.

Na justificativa do ofício, Goura destacou que a Pedagogia Waldorf tem como fundamento uma compreensão ampliada e integral do ser humano e de seu processo de desenvolvimento, reconhecendo crianças e jovens em suas singularidades e nas especificidades próprias de cada faixa etária.

O objetivo é oferecer condições para que cada indivíduo descubra seu potencial, se desenvolva plenamente, supere desafios e realize seus talentos.

Além do estudo de viabilidade para a implantação do projeto-piloto, Goura solicitou que o governo estadual avalie a possibilidade de apoio aos municípios para implementação da pedagogia.

Panorama no Brasil

Como referência para o estudo de viabilidade, Goura destaca que há escolas Waldorf públicas no Brasil, geralmente estruturadas como organizações sociais conveniadas com prefeituras ou em parceria com comunidades.

Essas instituições concentram-se na educação infantil e no ensino fundamental, atuando principalmente em regiões mais carentes, com exemplos presentes na Bahia, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.

A Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB) dá suporte a essa rede social, que se dedica a expandir a pedagogia Waldorf para além do âmbito das escolas privadas tradicionais, por meio de iniciativas como a EMEB “Quintal do Aníbal” (Jundiaí/SP) e a Escola Municipal Araucária (Camanducaia/MG).

Atualmente são 17 escolas Waldorf em Curitiba e uma em Campo Magro. Algumas delas, porém, estão com dificuldades de regulamentação junto a alguns órgãos de fiscalização. Os representantes explicam que, por ser uma pedagogia que utiliza o contato com a natureza e com o fazer manual, esbarram em algumas exigências previstas para as escolas convencionais.

Saiba mais sobre a reunião realizada em setembro de 2025 com representantes das escolas Waldorf neste link.

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