
A crise que assola o país por conta da pandemia do novo Coronavírus também está afetando os hospitais públicos e filantrópicos do Paraná. De acordo com o deputado estadual Michele Caputo (PSDB) é preciso que o Governo do Estado dê uma atenção especial a essa situação, tendo em vista que existe sim a ameaça do fechamento de serviços, principalmente nas cidades do interior.
O motivo é a queda na arrecadação desses hospitais devido a suspensão ou redução do volume de procedimentos, consultas, exames e cirurgias eletivas realizadas. Somado a isso, há também o aumento significativo dos preços de insumos, como luvas, máscaras e outros equipamentos de proteção individual.
“Tenho recebido inúmeros relatos de prefeitos e gestores de hospitais filantrópicos com sérias dificuldades financeiras para manter o atendimento aos pacientes. É importante que, neste momento, possamos criar algum tipo de incentivo do Estado para evitar o fechamento desses hospitais”, afirma o deputado.
Para Caputo, uma solução seria remunerar melhor os hospitais de pequeno e médio porte que ofertem leitos clínicos exclusivos para o tratamento da Covid-19. A ideia é ampliar a retaguarda de atendimento, principalmente em cidades que não tem estrutura de UTI.
Atualmente, a maior parte dos leitos credenciados pela Secretaria de Estado da Saúde está em hospitais de grande porte, com o suporte de leitos de UTI. Com o credenciamento, as entidades estão aptas a receber diárias diferenciadas para internamentos tanto em leitos clínicos como de UTIs.
“Em via de regra, os hospitais de médio e pequeno porte já estão reservando leitos clínicos para deixar em isolamento. Além disso, as pessoas já vão lá naturalmente, mesmo aqueles com sintomas suspeitos de Covid-19”, complementa o deputado.