Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputado Romanelli (PSD) destaca abertura da UTI para alta complexidade no Hospital Regional Pioneiro Amin Hannouche, em Cornélio Procópio

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD). Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta segunda-feira (9) que Cornélio Procópio ganhou mais um presente como parte das comemorações dos 88 anos de emancipação político-administrativa da cidade no próximo domingo (15). "O Hospital Regional Pioneiro Amin Hannouche passa a contar com uma UTI equipada e estruturada para atender casos de média e alta complexidade. Essa conquista é resultado do trabalho que começou ainda com a implantação do hospital. Desde o início, venho articulando com o secretário Beto Preto (Saúde) e com o governador Ratinho Junior para garantir o pleno funcionamento da unidade de terapia intensiva", destacou.

A UTI dispõe de 10 leitos para o pós-operatório de cirurgias de alta complexidade e as cirurgias eletivas. "A UTI em pleno funcionamento reforça a estrutura do hospital que já atende pacientes de 142 cidades da mesorregião do Norte Pioneiro. Uma conquista que representa mais segurança, mais vidas salvas e mais dignidade no atendimento público de saúde", completou Romanelli.

O hospital regional tem mais 10 leitos de UTI que serão abertos oportunamente. A fila para as cirurgias de alta complexidade e eletivas chegam a 500 pacientes. “A instalação da UTI era uma etapa fundamental e agora o hospital passa a contar com uma estrutura mais completa para salvar vidas e oferecer atendimento humanizado à população do Norte Pioneiro. A UTI representa mais segurança para os usuários do SUS e um alívio para os gestores municipais da região, que há anos reivindicam maior estrutura hospitalar", reiterou o deputado.

"O objetivo é criar em Cornélio Procópio um serviço cardiológico e nós vamos conseguir chegar lá. A UTI é o grande primeiro passo. Já tem uma ala toda pronta, por exemplo, para fazer cirurgia do coração", reafirmou.

Hospital do SUS

O Hospital Regional Pioneiro Amin Hannouche, inaugurado em dezembro de 2023, atende 230 mil pessoas de 142 cidades de três regionais de saúde (17ª, 18ª e 19ª). O Estado investiu R$ 16,4 milhões na compra de equipamentis. O hospital tem 6,7 mil metros quadrados e tem 118 leitos - 87 de internação e 31 leitos de apoio (UTI adulto) e centro cirúrgico.

A unidade de saúde presta atendimentos ambulatoriais e hospitalares de média complexidade, com foco em ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular e urologia, principalmente pelo SUS. A remuneração é no sistema tripartite, ou seja, com verbas repassadas pelos governos municipal, estadual e federal. Desde 2024, o hospital realizou cerca de 5.600 cirurgias, 7.420 internações e mais de 35 mil atendimentos gerais, atendendo pacientes de mais de 60 municípios.

SAS

Romanelli destacou ainda que o hospital regional passou a atender o SAS (Sistema de Assistência à Saúde) dos servidores públicos estaduais na região do Norte Pioneiro. O deputado reafirmou que a unidade de saúde tem estrutura moderna, equipamentos para exames, atendimento ambulatorial eficiente e equipe técnica qualificada, o que deve representar uma melhoria significativa na qualidade do atendimento aos servidores públicos e seus familiares. “É um hospital novo, bem aparelhado, que vai elevar o padrão do atendimento em saúde no Norte Pioneiro”, ressaltou.

O deputado reconheceu que a mudança gerou questionamentos, especialmente pelo encerramento do atendimento em Jacarezinho, mas reforçou que a prioridade é garantir um serviço digno e eficiente. Romanelli também informou que, em um segundo momento, a Secretaria da Administração deverá abrir uma licitação definitiva, com a possibilidade de regionalizar melhor o atendimento, contemplando as regiões de Cornélio Procópio e Jacarezinho.

AME

Romanelli também adiantou que o AME (Centro Médico de Especialidades) de Cornélio Procópio já está com mais de 61% das obras executadas e deve ser entregue ainda este ano. “A AME está sendo construída ao lado do Hospital Regional e formará um complexo médico público e gratuito que vai garantir o acesso dos moradores da região à saúde plena e de qualidade”, disse Romanelli que espera também para este ano entregar os acessos ao hospital na PR-160.

A AME de Cornélio faz parte das 17 unidades que estão construídas pela Secretaria Estadual de Saúde. É o nono ambulatório em construção tem quatro mil metros quadrados e uma estrutura com 37 consultórios e dez salas de exames. “A AME terá capacidade de atender 20 mil consultas por mês”, disse o deputado do investimento de mais de R$ 25,6 milhões em Cornélio Procópio.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação