Deputados aprovam em primeiro turno projeto que proíbe a venda de solvente a menores Objetivo é regulamentar a fiscalização e o controle da venda de substâncias que podem ser utilizadas para a produção de drogas ilícitas.

03/04/2017 17h12 | por Eduardo Santana
Sessão Plenária 03/04/2017

Sessão Plenária 03/04/2017Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão Plenária 03/04/2017


O projeto de lei nº 525/2015, da deputada Maria Victoria (PP), que proíbe a venda, o fornecimento ou a entrega de clorofórmio, éter, solvente de tinta e benzina, entre outros produtos químicos, a menores de 18 anos, foi aprovado em primeira votação na sessão plenária desta segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O objetivo do texto, segundo a autora, é regulamentar a fiscalização e controle de venda dessas substâncias que muitas vezes são utilizadas para a produção de drogas ilícitas, como o lança-perfume. A matéria recebeu 31 votos favoráveis e apenas um contrário.

Os deputados ainda aprovaram outros dois projetos de lei em primeira discussão. Um deles é o projeto de lei nº 859/2015, que insere no calendário oficial de eventos do estado do Paraná a Festa do Peão de Douradina, a ser comemorada anualmente na primeira semana de fevereiro. O outro é o projeto de lei nº 84/2017, do deputado Ademar Traiano (PSDB), que propõe a concessão de título de utilidade pública à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), com sede no município de Matelândia.

Redação final – Três projetos de lei foram aprovados em redação final nesta segunda-feira (3). São eles: projeto de lei nº 755/2015, do deputado Nereu Moura (PMDB), que determina que os consumidores deverão ser informados sobre o fim dos prazos dos descontos ou vantagens temporárias oferecidas por prestadores de serviços; projeto de lei nº 115/2016, do deputado Hussein Bakri (PSD), que institui a Semana Estadual de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose; e o projeto de lei nº 249/2016, da deputada Cristina Silvestri (PPS), que reconhece a União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) como entidade oficial representativa das associações microrregionais de câmaras, das câmaras municipais e de vereadores do Paraná.

Escola Amiga – Em segunda discussão os parlamentares aprovaram o projeto de lei nº 835/2015, do deputado Hussein Bakri (PSD), que institui o projeto “Escola Amiga dos Animais” no âmbito da rede estadual. A matéria tem como objetivo ampliar a educação socioambiental, voltada principalmente para o bem-estar de animais domésticos e silvestres. A matéria recebeu 40 votos a favor.

Projeto de resolução – Os deputados também aprovaram em 2ª discussão o projeto de resolução nº 2/2017, da Comissão de Tomada de Contas, que dispõe sobre a prestação de contas das despesas dos deputados, referente ao mês de janeiro de 2017. Com o requerimento de dispensa de redação final aprovado em Plenário, a matéria agora segue para a sanção do governador Beto Richa.

Retirado – O projeto de lei nº 70/2016, do deputado Guto Silva (PSD), que proíbe a venda de óculos de sol ou de grau por ambulantes ou lojas não credenciadas no estado, foi retirado de pauta por três sessões plenárias



 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação