Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputados discutem indenização pela desapropriação de localidades para construção de hidrelétricas

Uma reunião entre os membros da Associação dos Atingidos da Hidrelétrica do Baixo Iguaçu (ADAHBI) e os representantes do grupo Neoenergia – Geração Cerro Azul, para a discussão das indenizações pela desapropriação das localidades envolvidas no processo de construção do empreendimento, aconteceu na tarde desta segunda-feira (6), na Presidência da Assembleia Legislativa. A reunião atendeu a uma proposição dos deputados Nelson Luersen (PDT), Ademar Traiano (PSDB), Caíto Quintana (PMDB) e Professor Lemos (PT). Prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios de Capanema, Capitão Leônidas Marques e Realeza, que estão nos limites de construção da usina, também participaram.

O objetivo é que o processo de indenização aconteça de forma tranquila e com o devido entendimento, dentro de um valor justo e esperado pelos moradores, considerando o potencial das áreas, bem como do desenvolvimento regional, em especial pela tramitação do projeto de lei nº 142/2013, de iniciativa do Poder Executivo, que autoriza a construção de usinas hidrelétricas, e que será apreciado na sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira (7), em Comissão Geral de Plenário, a pedido do líder do governo, Ademar Traiano. “Sabemos que quando se fala de desapropriação o assunto é delicado. Portanto, uma reunião como esta é importante para intermediar a conversa. Não será a primeira, nem a última. É necessário equilíbrio, diálogo e transparência. O Poder Legislativo vai acompanhar junto esta conversa e buscar o melhor entendimento”, disse Rossoni, que se propôs a abrir o diálogo entre a empresa e proprietários das áreas a serem inundadas.

O deputado Nelson Luersen também enalteceu o diálogo entre os membros da empresa e do poder público, além da associação. Segundo ele, a Assembleia Legislativa abre um canal de entendimento importante, principalmente porque mexe com a realidade de muitas pessoas. “Foi uma conversa muito produtiva, pudemos ouvir o ponto de vista de todos. E vamos buscar o entendimento, até pela garantia de um valor justo àqueles que vão precisar se realocar”, disse o deputado.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação