15/05/2012 11h58 | por Nádia Fontana
Desembargador Aniceto recebe homenagem durante sessão solene na ALEP Créditos: Sandro Nascimento
A Assembleia Legislativa vivenciou um momento muito especial na noite de segunda-feira (14), quando aconteceu a solenidade que homenageou o desembargador José Augusto Gomes Aniceto, do Tribunal de Justiça do Paraná, com o título de Cidadão Honorário do Paraná. Em seu pronunciamento, marcado pela emoção, o desembargador Aniceto recordou das dificuldades enfrentadas no cotidiano pelos magistrados, frisando que a carreira exige renúncias e ainda enfrenta a tirania das urgências.
“Essa homenagem me traduz uma grande responsabilidade e por isso convoco os amigos presentes a me ajudar a carregar e honrar esse título”, afirmou o desembargador, que fez ainda questão de agradecer a todos os familiares e amigos pelo apoio permanente que recebeu ao longo de sua trajetória profissional.
O presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), saudou o homenageado e destacou o pronunciamento bastante marcante do desembargador Aniceto. “Essa data é muito especial para o Poder Legislativo que faz essa humilde homenagem a um magistrado tão empenhado em dignificar a sua função”, declarou o presidente, ao sublinhar a importância do evento que lotou o Plenário da Casa de Leis.
O deputado Ney Leprevost (PSD), propositor do título aprovado por unanimidade, enfatizou os momentos mais emblemáticos da carreira do magistrado e aproveitou a ocasião para externar seu apreço ao Poder Judiciário. “Depositamos a mais plena confiança em nosso Poder Judiciário”, ressaltou. Segundo o parlamentar, esse respeito entre os poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – é fundamental para o fortalecimento do sistema democrático no estado e no país.
A homenagem, ainda segundo Leprevost, se deve aos relevantes serviços prestados à sociedade pelo desembargador. “É gratificante poder reconhecer, em nome do povo do Paraná, a dedicação de um homem de bem que, graças à disciplina dedicada ao estudo e ao trabalho, chegou ao mais alto posto da carreira de magistrado", acrescentou.
Trajetória – Nascido em Ourinhos, no estado de São Paulo, José Augusto Gomes Aniceto ingressou no quadro de oficiais da Academia do Guatupê em 1969. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Já em 1978 ingressou, por concurso público de provas e títulos, na magistratura do Paraná, como juiz substituto.
Ao longo da carreira, atuou na 29ª Seção Judiciária, foi juiz nas comarcas de Ipiranga, Engenheiro Beltrão, Ivaiporã e Cianorte, registrando em todas essas regiões intenso trabalho comunitário. Em Curitiba, foi juiz titular na 19ª Vara Cível e juiz do Tribunal de Alçada. Atualmente exerce a função de desembargador no Tribunal de Justiça. É detentor de vários títulos, entre eles os de Cidadão Honorário de Engenheiro Beltrão, de Quinta do Sol e de Fênix.
Participaram da solenidade o desembargador Miguel Kfouri Neto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná; a advogada Claudine Camargo Bettes, procuradora geral do município de Curitiba; os deputados Alexandre Curi (PMDB) e Pedro Lupion (DEM); magistrados, amigos e familiares. A homenagem contou também com as participações da Banda de Música da Polícia Militar do Paraná e do Coral Paraná.