Uma equipe técnica do Departamento de Engenharia e Arquitetura do Ministério Público do Paraná visitou a Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (28), para conhecer o sistema de votação eletrônica em Plenário, visando a implantação de sistema similar na nova sede do MPPR, o Bloco II, em Curitiba. Segundo Gisele Mancini Nossar Gomes, vice-diretora daquele departamento, o motivo da visita era justamente acrescentar o maior número possível de informações sobre o funcionamento do sistema, para auxiliar na elaboração do termo de referência para a licitação dos equipamentos necessários naquele órgão. As reuniões do colégio de procuradores prevêm 128 participantes, além de uma mesa diretiva dos trabalhos, com 11 membros.
A equipe ouviu de Paulo Henrique Lenz Cesar Guimarães, técnico do Painel de votações da Alep, de Marcelo Plata, do setor de Tecnologia da Informação (TI), e de Rafael Goulart, técnico do Serviço de Som, detalhes sobre o funcionamento do sistema e sobre as demandas do processo de votação. O painel eletrônico da Assembleia foi substituído este ano por uma tela multimídia que concentra em um único dispositivo diferentes funcionalidades essenciais para a rotina das sessões plenárias. Em um campo ele apresenta o sistema de votação, em outro, a relação dos deputados presentes, e ainda inclui o que está sendo transmitido ao vivo pela TV Assembleia e permite a exibição de vídeos e slides.
Todo o processo de modernização foi planejado levando em consideração os sistemas que já funcionavam na Casa e a necessidade de implantação de novas possibilidades funcionais, aumentando a vida útil da tecnologia. “No futuro nosso desejo é de que o parlamentar e todo o cidadão no interior do Paraná ou em qualquer outro lugar do País possa acessar pelo celular tudo aquilo que está acontecendo na Assembleia paranaense”, disse o presidente da Comissão Executiva, deputado Ademar Traiano, sobre as medidas modernizadoras implantadas e em implantação.