Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Funcionários e colaboradores do Erasto Gaertner são homenageados

A emoção foi a marca da sessão solene realizada no Plenário da Assembleia Legislativa na noite de quinta-feira (6), quando foram homenageados funcionários, médicos e voluntários que atuam no Hospital Erasto Gaertner (HEG), de Curitiba. A cerimônia, uma proposição do deputado Ney Leprevost (PSD), aconteceu em celebração às quatro décadas de história completadas neste ano pela instituição.
“Há muito tempo sou uma espécie de voluntário do Hospital Erasto Gaertner. O que mais me encanta no trabalho que eles realizam, lutando contra uma série de dificuldades materiais, é a qualidade com que seus médicos e funcionários atendem aos pacientes e, principalmente, a dedicação de toda a equipe às crianças que estão sendo cuidadas na pediatria”, declarou Leprevost. Para o deputado, esta é uma justa homenagem à valorosa contribuição de médicos, funcionários e voluntários do Erasto Gaertner na luta contra o câncer. Ele fez questão de enaltecer e parabenizar a todos que fazem e já fizeram parte da instituição. Leprevost lembrou ainda que suas avós já atuaram no hospital como voluntárias.
A médica Claudiane Lígia Minari, superintendente do hospital, agradeceu a homenagem e o esforço daqueles que buscam apoiar as ações do Erasto Gaertner. Claudiane, que foi a primeira mulher aprovada como residente em cirurgia oncológica do HEG, lembrou a história do surgimento do hospital, fundado num tempo em que o câncer ainda era um estigma. “Hoje já é possível acreditar na cura do câncer”, acrescentou.
A superintendente frisou ainda a importância de cada um – funcionário e voluntário – que faz parte do HEG. “Nossos homenageados nesta sessão solene são exemplos para as gerações mais jovens”, declarou. Hoje o hospital conta com aproximadamente 950 funcionários.
Também a voluntária Beatriz Gaertner de Lacerda Pinto, uma das fundadoras da Rede Feminina de Combate ao Câncer, disse que agradecia a homenagem, lembrando que um dos grandes objetivos do trabalho desenvolvido é assegurar o bem-estar dos pacientes e familiares. Beatriz é filha de Anita Gaertner e do médico Erasto Gaertner, um dos idealizadores e fundadores da instituição.
História – O Erasto Gaertner, fundado em 1972 por um grupo de médicos, acabou transformado em referência nacional no tratamento de câncer. Desde o início, seus fundadores contaram com o árduo trabalho das voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) para construir a instituição, localizada no bairro Jardim das Américas, em Curitiba. São realizados anualmente cerca de 300 mil atendimentos, sendo mais de 90% destinados ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Faz parte da instituição, além da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), que realiza trabalho voluntário desde 1954, o Instituto de Bioengenharia (IBEG), pioneiro no desenvolvimento e fabricação de materiais médico-hospitalares específicos.
Durante a solenidade, prestigiada por autoridades, familiares e inúmeros convidados, os homenageados foram agraciados com Menção Honrosa, um reconhecimento ao atendimento prestado que é marcado pelo humanismo, o afeto e a ciência.

Confira os homenageados pela Assembleia Legislativa:

Dra. Claudiane Minari – superintende do HEG.
Dr. Leandro Carvalho Ribeiro – diretor do HEG.
Edith Pizzato – voluntária e fundadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Beatriz Gaertner de Lacerda Pinto – voluntária e fundadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Regina Célia Anastácio da Silva – funcionária há 39 anos do HEG.
Eduardo Ferrarini – funcionário há 37 anos do HEG.
Maria Angelina Anastácio – funcionário há 36 anos do HEG.
Margarete Wagner Fagundes – funcionária há 36 anos do HEG.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação