
O deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos), coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), acompanhou nesta quarta-feira (22), na B3, em São Paulo, o leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, evento que marcou um novo capítulo na história da infraestrutura portuária do Brasil.
O certame contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do secretário estadual de Infraestrutura e Logística Sandro Alex, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do diretor-geral da Antaq, Frederico Dias, reforçando a integração entre os governos estadual e federal em prol do desenvolvimento logístico do Paraná.
Para o parlamentar, o avanço reforça o papel estratégico de Paranaguá na economia nacional e está alinhado ao conjunto de obras estruturantes que o Governo do Estado vem executando.
“Temos os novos pedágios, a ponte de Guaratuba, que vai transformar a mobilidade no litoral, e a revitalização da orla marítima, que une infraestrutura e turismo. Tudo isso faz parte de um mesmo propósito: garantir um Paraná mais competitivo e integrado”, destacou Fabio Oliveira.
O governador Ratinho Junior também ressaltou o resultado do leilão e a adesão de investidores privados. “O leilão vai nos permitir colocar, por navio, 600 carretas a mais, cobrando 12% a menos no preço atual. Isso demonstra que o planejamento do Paraná deu certo”, explicou.
Investimentos
O leilão, que prevê R$ 1,23 bilhão em investimentos nos primeiros cinco anos e um contrato de 25 anos de concessão, contempla dragagem, derrocagem e manutenção do canal, além da ampliação do calado de 13,3 para 15,5 metros.
O Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) ofertou o maior valor de outorga, com R$ 276 milhões, e arrematou o leilão. O projeto permitirá a entrada de navios maiores, redução de custos logísticos e aumento da capacidade operacional do porto.
“O usuário que utiliza os portos paranaenses vai pagar uma tarifa mais barata com dois metros a mais de calado”, ressaltou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Com o resultado positivo, o Porto de Paranaguá avança em direção a uma nova era de competitividade e eficiência, consolidando-se como um dos principais polos logísticos da América do Sul.