(sonora)
Com a dispensa de votação da redação final, o texto agora pode ser promulgado pela Mesa Executiva da Alep. Da mesma forma, e com, os deputados aprovaram, em segunda votação o projeto de lei do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), que tem como objetivo ampliar a estrutura do 1º grau de jurisdição e promover mudanças na força de trabalho entre 1º e 2º graus de jurisdição. Ele também está dispensado de votação da redação final. Por isso, o texto agora segue para sanção, ou veto, do Poder Executivo.
Também foram aprovados na sessão plenária desta segunda-feira, dois projetos com o objetivo de dar visibilidade às festas regionais e comemorações religiosas. Uma insere no calendário oficial de eventos turísticos do Paraná a “Festa da Colonização”, que acontece todos os anos em novembro no município de Rio Negro, aprovado em redação final e outro que, declara, em todo o estado do Paraná 2019 como o “Ano do Centenário da Convenção Batista Paranaense”, que passou em terceiro turno de votação. O texto tem como objetivo marcar as comemorações dos 100 anos da celebração da primeira Convenção Batista, ocorrida em 1919 em Curitiba, que reuniu sete congregações que existiam no Paraná e em Santa Catarina. Hoje, a Convenção Batista Paranaense tem 400 igrejas e congregações em todo o Estado, com aproximadamente 50 mil membros, 27 mil deles na capital e na Região Metropolitana. As duas propostas são da deputada Cantora Mara Lima (PSC).
Também assinado pelo presidente Traiano, os parlamentares aprovaram ainda, em primeiro turno o projeto de lei que denomina de Eduardo Drancka o trecho da PR-918, localizado no município de Bom Sucesso do Sul, que vai da ponte sobre o Rio Vitorino até a rodovia PR-493. Nascido em Rio Negro no ano de 1931, Eduardo Drancka é reconhecido pelos relevantes serviços prestados nas regiões Sul e Sudoeste do Paraná, principalmente na comunidade de Bom Sucesso do Sul, onde foi subprefeito na década de 1980.