Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

No TJ-PR, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) reforça pedido pela elevação da comarca de Nova Londrina

Durante o encontro, Romanelli também destacou o potencial da região, que tem recebido investimentos em infraestrutura e turismo.
Durante o encontro, Romanelli também destacou o potencial da região, que tem recebido investimentos em infraestrutura e turismo. Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) e o secretário Márcio Nunes (Agricultura) reforçaram nesta terça-feira, 1º de julho, o pedido à presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargadora Lídia Maejima, a elevação da comarca de Nova Londrina de entrância inicial para entrância intermediária.

"Essa elevação garante maior estrutura, presença mais permanente de juízes e preparo adequado diante do expressivo crescimento econômico e social da região", disse Romanelli. Prefeitos da região noroeste e representantes da sociedade civil acompanharam o encontro com a presidente do TJ-PR.

Márcio Nunes reforçou a importância estratégica da chamada Costa Rica Paranaense. “É uma região que cresce com força, com investimentos privados e públicos, especialmente em turismo e agroindústria. Essa transformação exige também um sistema judiciário mais estruturado e preparado para a nova realidade”, afirmou.

Participaram da audiência os prefeitos Luiz Gustavo Maior Bono (Nova Londrina), Célio Lelis da Mata (Marilena), Gilson José de Góis (Itaúna do Sul), Eliel dos Santos Corrêa (Diamante do Norte); o presidente da Uenor (União das Entidades do Noroeste Paranaense), Jorge Bezerra Guedes; e o presidente da OAB de Loanda, Roni Zangari.

Noroeste

Durante o encontro, Romanelli também destacou o potencial da região, que tem recebido investimentos em infraestrutura e turismo. “O governador Ratinho Junior tem priorizado essa região, que hoje vive um novo momento de desenvolvimento. Precisamos garantir que o Judiciário esteja presente e estruturado para acompanhar esse avanço”, disse.

Além do crescimento populacional e do aumento no número de loteamentos e negócios, a comarca enfrenta desafios estruturais. Atualmente, há cerca de oito mil processos ativos sob responsabilidade de um único juiz, o que tem gerado morosidade no atendimento à população.

A presidente Lídia Maejima demonstrou sensibilidade ao pleito e reconheceu a importância da articulação feita pelos parlamentares. “O deputado Romanelli é uma pessoa com quem podemos contar para fazer essa interligação entre o Tribunal de Justiça e os municípios”, afirmou.

A reunião teve um retorno positivo e marcou o início de um processo articulado entre o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e a sociedade civil para fortalecer a estrutura judiciária na região.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação