
Esporte que promove a saúde e auxilia inúmeros jovens a saírem da condição de vulnerabilidade, o boxe foi tema de uma sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (22), no Plenário da Assembleia Legislativa. Pugilistas, gestores, técnicos e outros nomes que fazem a história da modalidade no Paraná foram homenageados.
A cerimônia celebra o Dia Estadual do Boxe, data que pode ser instituída por meio de um projeto de lei apresentado no último mês de março pelo deputado Alexandro Amaro (Republicanos), proponente da cerimônia. O texto, que tramita atualmente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), propõe que a celebração ocorra no dia 16 de maio - mesmo dia em que foi realizado o primeiro campeonato da modalidade no Paraná, segundo o deputado.
Amaro destacou a necessidade de fortalecer a prática no Paraná. “Vemos que, se não tiver o trabalho de projetos sociais, poucos aderem. Temos pessoas que fazem trabalho social, resgatam gente da rua por meio do boxe. É importante colocarmos essa data e termos o Poder Público ao lado para tirar essas crianças da vulnerabilidade e formarmos campeões”, enfatizou Amaro.
Idealizador da data junto a Amaro, o ex-lutador profissional Edson Foreman foi o primeiro a falar na cerimônia. Ele agradeceu a abertura do Legislativo para homenagear o esporte e destacou a importância da comunhão. “É só se unindo que conseguiremos fazer o esporte crescer. Não adianta ficar brigando ou cultivar ‘ranço’”, afirmou Foreman, que hoje atua como diretor técnico da Federação Boxe Paraná (Feboxe/PR).
“Estamos marcando uma data importante para a modalidade do Paraná. É um novo começo para o boxe. Vemos que esse movimento é um marco para conseguirmos abrir novas oportunidades no esporte, que no nosso Estado está muito carente”, complementou Marcelo Garbosa, presidente da Feboxe/PR.
Necessidade de união
Para Garbosa, a instituição do dia é importante para movimentar a prática no Paraná. “Acho que o maior desafio que temos aqui é a união das pessoas que fazem o esporte e a maior promoção de eventos. Temos hoje essa carência. O lutador precisa estar em atividade para que esse atleta consiga praticar e se colocar à prova”, ressaltou Garbosa.
Superar rivalidades que existem hoje na modalidade, e entre as diferentes entidades que a representam, foi tema da fala de Carlos Oliveiros de Souza, tricampeão brasileiro do esporte e presidente da Confederação de Boxe do Brasil (CBBoxe). Para ele, tais intrigas que só interferem nos atletas. "Temos que nos apoiar e nos unir mais", frisou.
Andrielly Rosa, árbitra profissional, aproveitou sua fala para explicar a importância da arbitragem para proteger as equipes no ringue. "A equipe precisa estar bem unida e prezar pela segurança dos atletas”. Ela é hoje a primeira secretária da Feboxe.
A sessão solene também recebeu gestores dos diferentes poderes. "Nas casas de lei, ouvimos muito a palavra 'fomentar'. E é isso que precisamos fazer: provocar situações que permitam o boxe ficar em evidência", afirmou a vereadora de Curitiba, Mari Martins (Republicanos). Também esteve presente Rodrigo Marcel Coradin, secretário de Esporte e Lazer de Colombo.
O curitibano Rubens San Perruchon, que acumula títulos a nível estadual, nacional e até mundial desde a década de 70, também compôs a mesa. Ele reforçou a necessidade de registrar e divulgar a história da modalidade no Paraná para incentivar os jovens a praticá-la.
A cerimônia também foi um momento de relembrar a trajetória que a modalidade percorreu até os dias de hoje. Um vídeo que conta essa história foi exibido no Plenário. Os atletas Maurício Perussi Ribas e Murilo César Ribas, da equipe Boxe Training, realizaram uma demonstração da modalidade no tatame instalado no Plenário.
Por fim, Amaro distribuiu homenagens a 20 pessoas que fazem a diferença na difusão da modalidade no Paraná. Os quadros entregues contam com os seguintes dizeres: “Pelo tempo, esforço e paixão dedicados ao boxe paranaense, elevando-o a um novo patamar de excelência. Sua atuação inspira novas gerações, promove a inclusão social por meio do esporte, fortalecendo valores como disciplina, respeito e superação”.