O trânsito na Reforma do Código de Processo Penal é tema de audiência na Alep
No Brasil, a cada dez minutos é registrada uma morte no trânsito e a cada minuto, acontece uma sequela causada pelo mesmo motivo. Com isso, são gastos por ano R$200 bilhões de reais nessa área, incluindo os custos de saúde e previdência. Estes números motivaram a realização de uma audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (25).
O tema "Educação de Trânsito e Alteração do Código de Processo Penal”, foi tratado pelos proponentes da audiência, os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Hussein Backri (PSD), ele, presidente e ela vice-presidente da Comissão de Educação da Casa, da deputada federal Christiane Yared (PR), da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados; além de familiares de vítimas do trânsito, da OAB, da Polícia Rodoviária Federal e de especialistas do Direito que atuam no setor.
Este é o primeiro debate em torno do tema Trânsito. . O Código de Processo Penal é um conjunto de normas que servem para regulamentar como são julgados os crimes. As mudanças estão em tramitação na Câmara dos Deputados desde fevereiro. Entre as principais estão a redução no interminável número de recursos que são permitidos pelo Código e a aplicação das penas em casos de condenação em segunda instância, como já vem ocorrendo no Brasil desde fevereiro de 2016, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para a deputada Cristiane Yared, que resolveu iniciar a discussão pelo Paraná, é preciso colher sugestões para que as melhores possam contribuir com melhorias nas legislações em vigor e na reforma do Código de Processo Penal.
(Sonora)
A deputada Maria Victoria lembrou a importância do debate para que as sugestões possam contribuir na elaboração de leis federais e também estaduais.
(Sonora)
De acordo com Hussein Backri, como tudo começa pela educação, no trânsito não é diferente.
(Sonora)
O problema, segundo os especialistas é que as penas ainda são brandas e os processos se arrastam por longos anos na justiça. Para o diretor geral do DETRAN/Paraná. Marcos Traad, alterações no código Brasileiro de Trânsito são urgentes, e ele faz referência a essa morosidade nos processos administrativos, em especial, na suspenção da carteira de motorista.
(sonora)
Entre as principais causas de acidentes, como demonstrou o representante da PRF, ainda estão o excesso de velocidade e a imprudência. Ele aproveitou para sugerir o termo circunstanciado no local da ocorrência.
Cássio Matos Honorato, promotor de justiça da área, afirmou que o problema do trânsito no Brasil não está na legislação, mas na mudança de conceito, Para ele, não se tem direitos no trânsito, mas deveres. Além disso, defendeu que a legislação deveria obedecer a dois requisitos: segurança nas rodovias e segurança nos veículos, o que não é tratado pelo código de trânsito. E fundamental: a resposta do Estado à sociedade juridicamente: “É preciso mudar o olhar do legislador antes de mudar a lei” E sugeriu: “Porque não trazer a legislação do meio ambiente para a legislação de trânsito”, por exemplo?
E se o cenário é de impunidade, alegaram os palestrantes da audiência, é nesse sentido que será necessário atuar. A constituição surgiu para proteger o cidadão e tem favorecido quem viola a lei. Por isso, os especialistas em indenizações defendem que é fundamental que se proponha uma ação indenizatória, porque quando o problema chega ao bolso do infrator, essa é uma forma de se fazer justiça. “É a melhor ferramenta que a família tem para tentar buscar a justiça de alguma forma”.
Por fim, concluiu-se: o trânsito brasileiro é sim uma questão de educação, mas é muito mais uma questão de repressão. Como se faz isso? Fiscalizando e melhorando a legislação.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Notícias Relacionadas
Assembleia Legislativa promove Sessão Solene em homenagem ao Dia do Comerciante
O evento, de iniciativa do deputado Ney Leprevost (Republicanos), acontece dia 25 de junho, às 19 horas, no Plenário da Casa de Leis.
Leia mais
Antonio Carlos Valezi, referência em cirurgia bariátrica, recebe título de Cidadão Honorário do Paraná na próxima quinta-feira (25)
Médico e professor da UEL é reconhecido por sua atuação na área da cirurgia digestiva e pela formação de novos especialistas.
Leia mais
Escola do Legislativo participa da 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses e reforça compromisso com a educação cidadã
Evento ocorre entre os dias 16 e 19 de junho, em Curitiba.
Leia mais
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais