(Sonora)
O encontro reuniu, além dos deputados Estaduais, representantes da Federação das APAES, do Poder Judiciário, da Câmara Municipal de Curitiba, do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, do Conselho Estadual de Saúde e o senador Flávio Arns (Rede), que sempre pautou os mandatos na defesa das pessoas com deficiência. Ele aproveitou o encontro para cobrar o cumprimento de leis aprovadas na Assembleia Legislativa, entre elas, a que prevê o direito a uma educação de qualidade para os portadores.
(sonora)
Fernando Meneguetti, presidente da Federação das APAES do Paraná (Feapaes), recebeu uma homenagem durante a sessão. Ele diz que o evento na Assembleia foi importante para aproximar a instituição dos parlamentares, porque eles são responsáveis por levar até as APAES recursos, por meio de verbas de representação e emendas. Por isso, é necessário, segundo ele, fortalecer a parceria na hora dessa distribuição.
(Sonora)
O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Casa de Leis reforçou a importância do trabalho relevante desenvolvido pelas APAES. Ele fez questão de dedicar a sessão às instituições, também com a intenção de aproximar os parlamentares da sociedade.
(sonora)
Na opinião da conselheira regional da APAE da microrregião de Apucarana, Edna Gonçalves, com essa atitude, o trabalho das APAES foi reconhecido pelo Poder Legislativo.
(sonora)
As APAES no Paraná atendem a 164 mil pessoas portadoras de deficiência e familiares. Têm como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, direcionadas a melhoria de qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. A procuradora jurídica da Federação das APAES, Rosângela Moro foi a palestrante da sessão. Ela explicou como funciona o trabalho da entidade e lembrou que a associação não é um órgão vinculado ao Estado, mas uma parceira que precisa do auxílio do Governo para continuar atuando.
(Sonora)