Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Paulo Meirelles expõe seus santos no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa

A mostra “Rogai por nós” foi aberta nesta segunda-feira (11), com 37 representações de santos populares que dão nome a locais e igrejas de Curitiba.

Por iniciativa do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) a exposição “Rogai por nós”, do artista plástico Paulo Meirelles, foi aberta no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (11) e poderá ser vista até o dia 22 de setembro, no horário das 9 às 18 horas. É a segunda vez que o artista mostra seus trabalhos no Legislativo. A primeira, intitulada “Viva la Vida”, teve como tema a pintora mexicana Frida Kahlo e a questão feminista. Esta nova exposição segue uma temática totalmente diferente: são 37 representações – algumas ainda inéditas – de santos populares que dão nome a locais e igrejas de Curitiba, como Nossa Senhora de Guadalupe, São Bento, São Lourenço, Carmo, Santa Bárbara, Mercês, São Francisco, Santa Terezinha, entre outros.

Trabalhados em pequenos formatos e utilizando materiais recuperados, como vidro, tela, tecidos e madeira de demolição, além de pintura a óleo, os santos de Meirelles, mesmo fugindo da técnica tradicional, conservam intactas suas características. Batizado por volta dos dez anos de idade, o artista recebeu de presente da mãe uma bíblia ilustrada que o fez pensar em seguir a carreira religiosa ou a artística. A última levou a melhor. Sua trajetória foi pontuada pela busca da espiritualidade em outras religiões. Recentemente, porém, diante da observação da incredulidade e desesperança atuais, decidiu retornar ao catolicismo por via da arte.

No final do ano passado expôs “Rogai por nós” no Museu de Arte Sacra de Curitiba. Qualificou seu trabalho como “uma busca por minhas raízes, um repúdio ao vazio, minha celebração da esperança”. Artista plástico, designer de moda e professor de desenho, Meirelles nasceu em Marília, no interior de São Paulo, e veio para Curitiba na década de 1980. Sua formação inicial concentrou-se no aprimoramento da figura humana. Cursou Museologia no COSEM/PR, atuou como estilista por mais de dez anos, ministrou cursos de estilismo no SENAC de Curitiba e de Apucarana. Nos anos 1990 foi colunista e ilustrador de moda em suplemento semanal do jornal Gazeta do Povo, além de manter um conceituado ateliê de costura. Assinou dezenas de exposições individuais, participou de mostras coletivas e salões de arte. Foi premiado no Salão do Mar de Antonina pela Secretaria de Estado da Cultura. Tem obras em acervos de museus do Paraná e de Santa Catarina.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação