
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) completou, em julho, seis anos de atuação, consolidando-se como referência nacional no acolhimento e na defesa dos direitos das mulheres. Criada em 2019, a Procuradoria se transformou em um dos principais canais de enfrentamento à violência de gênero e de fortalecimento das políticas públicas no estado.
Hoje, o Paraná abriga a maior rede de Procuradorias Municipais do Brasil: são 209 unidades ativas, número que demonstra a expansão histórica do órgão. Sob a liderança da deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD) desde 2023, a estrutura mais que dobrou. “Quando assumi, eram 113 procuradorias. Hoje somos mais de 200 e recebemos toda semana pedidos para a instalação de novas. A confiança do presidente Alexandre Curi foi fundamental nesse caminho”, destacou Cloara, que permanecerá à frente da Procuradoria até 2026.
Atendimentos e impacto social
Somente no primeiro semestre de 2025, a Procuradoria realizou 1.313 atendimentos presenciais e remotos em sua sede, em Curitiba, oferecendo apoio jurídico, psicológico e social. Desde a criação, mais de 5 mil mulheres já foram atendidas em situações que envolvem violência, discriminação e cerceamento de direitos.
“Nosso compromisso é acolher, escutar e resolver. A Procuradoria é um espaço essencial de defesa e acolhimento para todas as mulheres que precisam de apoio”, afirmou a deputada Cloara Pinheiro.
A atuação abrange áreas como saúde, segurança, educação, trabalho e ambiente doméstico. Além disso, a Procuradoria integra a Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero, representando o Poder Legislativo em articulações estratégicas.
O destaque do trabalho no Paraná também ultrapassou fronteiras estaduais: em 2024, Cloara foi convidada pela TV Câmara, em Brasília, para apresentar a experiência paranaense, hoje modelo para outras unidades da federação.
Nova parceria com Sesc e Senac
Em 2025, a Procuradoria iniciou uma parceria inédita com o Sesc Paraná, o Senac Paraná e a Fecomércio, voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade. O acordo prevê 260 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional e laboratórios culturais, abrangendo áreas como gastronomia e beleza em diversas cidades do estado.
A ação começou com o evento “Cuidar de Quem Cuida”, dedicado às mães de crianças atípicas, realizado na Faculdade Senac Curitiba Centro. As participantes tiveram uma tarde de bem-estar com atividades de estética, moda, música e um café especial.
“Essas mulheres sempre nos perguntam: ‘Como vou sair de casa se não tenho emprego?’. Agora, além do acolhimento, conseguimos oferecer encaminhamentos concretos para que elas conquistem autonomia”, explicou Cloara.
O termo de cooperação, válido por um ano, reforça o compromisso da Procuradoria em não apenas acolher vítimas de violência, mas também criar oportunidades de emancipação social e profissional.
Atendimento permanente
A Procuradoria da Mulher da Alep segue disponível para receber denúncias e prestar apoio. O contato pode ser feito pelo telefone/WhatsApp (41) 3350-4030 ou pelo Disque 180, canal nacional da Central de Atendimento à Mulher.
Com seis anos de trajetória e uma rede em constante crescimento, a Procuradoria da Mulher do Paraná reafirma sua missão de acolher e proteger cada mulher paranaense.