Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Programa "Eureka", destinado ao público estudantil, ganha espaço na TV Sinal

06/06/2014 11h17 | por Sandra C. Pacheco
O programa Eureka vai ao ar pela TV Sinal todas as sextas-feiras, às 15h, com reprise aos sábados, às 14h30.

O programa Eureka vai ao ar pela TV Sinal todas as sextas-feiras, às 15h, com reprise aos sábados, às 14h30.Créditos: Sandro Nascimento

O programa Eureka vai ao ar pela TV Sinal todas as sextas-feiras, às 15h, com reprise aos sábados, às 14h30.
Desde o dia 23 de maio a TV Sinal, órgão de comunicação da Assembleia Legislativa, vem exibindo o programa “Eureka”, uma produção do professor Marlus Geronasso dirigida aos estudantes que se preparam para o Enem e para os concursos vestibulares. Apresentado anteriormente na TV Educativa, hoje E-Paraná, o programa é feito por voluntários e professores convidados, tem custos somente de veiculação e conta com o apoio cultural de três instituições de ensino para se manter. Sua página na internet já teve mais de 400 mil visualizações dentro e fora do Paraná.

Atualmente ele desenvolve uma série sobre o Enem, cujos exames estão previstos para o mês de novembro, e recorre também a gravações externas com o intuito de tornar as transmissões mais atraentes para o seu principal público alvo: “O Eureka permite aos alunos e outros curiosos interessados em conhecer mais profundamente temas relacionados à Educação, acompanhar debates e palestras com professores dos diversos cursos preparatórios, que funcionam como um importante reforço, principalmente para aqueles que não podem frequentar um cursinho pago”, explica o coordenador da TV Sinal, jornalista Fabrício Binder. “Além do que”, completa, “quebra um pouco a rotina do paletó e gravata que caracteriza nossa programação voltada às atividades parlamentares e legislativas”.

Eureka vai ao ar nas sextas-feiras, das 15h00 às 16h00 pela TV Sinal (Canal 16), simultaneamente com o canal aberto da TV Mercosul (Canal 21); e aos sábados, das 14h30 às 15h30. Totalmente produzido por uma equipe de voluntários, ao longo de seus dez anos de duração o programa já contou com a participação de mais de 500 professores, analisando temas relativos à Educação e ao ensino e com potencial para serem abordados em provas de vestibulares, “sempre com liberdade para discutir”, frisa o professor Marlus, principal idealizador deste que é considerado um projeto pioneiro no país em sua área.

Vocação
– A vocação para o ensino foi descoberta pelo ex-bancário há mais de dez anos, quando ele começou a ajudar sua mulher, Regina, também professora, na missão de sensibilizar seus alunos para a literatura. Isso motivou Marlus a escrever um livro de poemas para crianças, abandonando a florescente carreira no banco. Ex-missionário da Igreja Batista, nos anos 90 teve a oportunidade de atuar em grupos de jovens, na escola dominical, e de desenvolver um trabalho junto a dependentes químicos da Casa de Recuperação Nova Vida, entre outras atividades de assistência à comunidade.

Um concurso o levou a lecionar no Colégio Estadual do Paraná, onde surgiram as primeiras sementes do Eureka, no início dos anos 2000, com um grupo de professores dispostos a ajudar os alunos da rede pública, colocando a seu dispor a expertise das escolas privadas, com seus “provões” ou “revisões de véspera”, e assim alterar os índices de aprovação nos concursos vestibulares. A ideia era preparar os alunos para o ENEM, mas os “aulões” acabaram se mostrando úteis também para os vestibulandos da Universidade Federal do Paraná.

Surgiu então a possibilidade de levar a experiência para a TV Educativa, onde ela perdurou por mais de sete anos e ganhou prestígio entre os estudantes do Ensino Médio. Veio depois a parceria com a Universidade Federal do Paraná, que garante a transmissão do programa em seu canal próprio, e, mais recentemente, com o Instituto Federal do Paraná, que resultou na criação do preenemeureka.com.br, com aulas à distância de segunda a sexta-feira.

Com a experiência acumulada como mestre em Linguística pela UFPR, professor de Literatura e Redação nos colégios Bom Jesus, Positivo, Dom Bosco, Unificado, Decisivo e no Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos (CEJA), FAE, Acesso, Uninter e IESI, Marlus Geronasso disse ver com muita alegria a abertura de mais um espaço para a divulgação desse trabalho através de um canal de TV que pode alcançar os 399 municípios do estado: ‘Isso mostra que é possível trabalhar de forma efetiva com esse segmento, criar um novo público, de jovens que precisam se interessar também por política e compreender sua repercussão na vida de toda a comunidade”.

Além de debater temas específicos, o Eureka trata também de orientação profissional, mostrando as peculiaridades das diversas carreiras. “Nosso objetivo”, conclui o professor Marlus, “é auxiliar alunos da rede pública com seus conteúdos, complementá-los, oferecer apoio. E tem sido muito gratificante perceber os efeitos concretos de nosso esforço, deste espaço que dá voz e vez ao professor e ao aluno”. 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação