Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto de lei define categorias de trabalhadores que devem ter tratamento prioritário em casos de crise de saúde pública

Projeto do deputado Delegado Recalcatti (PSD) prevê a definição das categorias de trabalhadores e servidores públicos que devem receber tratamento prioritário.
Projeto do deputado Delegado Recalcatti (PSD) prevê a definição das categorias de trabalhadores e servidores públicos que devem receber tratamento prioritário. Créditos: Luciomar Castilho/Alep

O deputado Delegado Recalcatti (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta semana, o projeto de lei 423/2020 que prevê a definição das categorias de trabalhadores e servidores públicos que devem receber tratamento prioritário caso sejam envolvidas nas ações de prevenção e de combate durante crises de saúde pública, como endemias, epidemias e pandemias.

"O Poder Público estadual e os empregadores ou contratantes adotarão, imediatamente, medidas para preservar a saúde e a vida de todos os profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública", determina o texto.

"O projeto de Lei tem a finalidade de garantir a adequada atenção aos servidores e trabalhadores em geral que arriscam a sua própria vida durante essas crises como a que vivemos atualmente com o coronavírus", explica Delegado Recalcatti.

O texto especifica duas ações que devem ser adotadas pelos empregadores: o fornecimento gratuito de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a prioridade na realização de testes de diagnóstico de doenças e contaminação.

No projeto de lei, estão definidas ainda as cerca de 60 categorias profissionais e de trabalhadores consideradas essenciais e que, portanto, terão direito aos benefícios.

Entre outras áreas de atuação, a maioria das categorias citadas atua diretamente ou faz parte do sistema de saúde e da segurança pública.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação