
O projeto de lei que promove a preservação da araucária, com o incentivo ao plantio sustentável com fins comerciais da planta, foi aprovado em redação final pela Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (12) e segue agora para sanção do Poder Executivo. Elaborada pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Hussein Bakri (PSD) e Emerson Bacil (PSL), a proposta regulamenta o plantio em linha da árvore símbolo do Paraná e a venda dos pinhões e até mesmo da madeira.
Segundo o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), o estímulo à produção, com uma série de regras definidas - como o tipo de plantio; a idade ou ano da plantação; o número de mudas plantadas; e o tipo de produto que será explorado, traz segurança aos produtores e aumenta as chances de recuperação da espécie, que tem suas florestas ameaçadas de extinção.
SONORA ADEMAR TRAIANO
Para o autor do projeto de lei, deputado Luz Cláudio Romanelli (PSB), a partir de agora é possível criar um marco regulatório para a exploração comercial da araucária, reduzindo o desmatamento das florestas originais e estimulando o plantio de exemplares desenvolvidos especialmente para gerar frutos e madeira de qualidade.
SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI