Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto que prevê preferência para mulheres vítimas de violência em cursos profissionalizantes avança na Assembleia

Nova legislação busca disponibilizar vagas em cursos de qualificação técnica e profissional

Reunião da Comissão de Segurança Pública.
Reunião da Comissão de Segurança Pública. Créditos: Kleyton Presidente/Assembleia

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Coronel Lee (PSL), aprovou nesta terça-feira (26) parecer favorável ao projeto de lei 505/2019 de autoria da deputada Cristina Silvestri (PPS) que busca dar preferência às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em cursos de qualificação técnica e profissional.

A intenção da proposta, que teve relatoria do deputado Delegado Fernando Martins (PSL), é promover a capacitação técnica e profissional das mulheres por meio de cursos profissionalizantes gratuitos, visando o crescimento pessoal, profissional e social. Em sua justificativa a deputada afirma que, com os cursos profissionalizantes, as mulheres terão uma oportunidade de se reintegrar no mercado de trabalho com autonomia. “A fim de combater esse liame de dependência financeira e psicológica entre vítima e agressor, queremos ampliar as possibilidades das mulheres vítimas de violência a seguirem sua própria trajetória”, diz o texto.

Ainda no encontro desta terça-feira os deputados discutiram o requerimento do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, que trata sobre os problemas enfrentados na Casa de Custódia de Piraquara.  Segundo o presidente da Comissão, o Sindicato relata as dificuldades ocasionadas principalmente pela falta de pessoal no local. “Recebemos um relato do sindicato sobre as dificuldades enfrentadas pelos agentes penitenciários. Iremos encaminhar ao secretário de Segurança Pública para que possa tomar conhecimento de tudo e tomar as providencias necessárias”.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação