O deputado Rasca Rodrigues (PV) protocolou nesta quarta-feira (18), no Plenário da Assembleia Legislativa, um requerimento sugerindo ao Instituto das Águas do Paraná (Águas Paraná) estudos para transposição da Bacia do Rio Iguaçu como forma de minimizar futuros alagamentos na região Sul do estado. Somente em União da Vitória, 12,5 mil pessoas estão desalojadas e 53 mil prejudicadas pelas enchentes.
“Os episódios lamentáveis ocorridos em todo o Paraná, especialmente na região de União da Vitória, devem ter uma resposta enérgica do poder público e que possa evitar futuras catástrofes. Por isso, hoje, sugiro a transposição da Bacia do Rio Iguaçu ao Governo do Estado, para estudá-la tecnicamente, pois vejo, com minha experiência, que pode ser uma alternativa de solução”, explicou o deputado na tribuna da Assembleia.
Segundo dados da Defesa Civil, União da Vitória teve 40% de todo o seu território alagado e serão necessários cerca de R$ 100 milhões para recuperar pontes, estradas e outros prejuízos. No Paraná, a necessidade seria de cerca de R$ 550 milhões. “Sabemos que as chuvas constantes sempre ocorrem neste período. Mas no intervalo de uma catástrofe e outra, ficamos apenas recuperando os estragos da anterior. Precisamos antecipar e não ficar correndo atrás do prejuízo”, completou Rasca.
Doações – As vítimas das enchentes de União da Vitória, segundo o deputado Rasca Rodrigues, podem receber ajuda através da Secretaria de Assistência Social do município. Existem vários pontos de coleta de doações de alimentos, cobertores, colchões, materiais de limpeza, entre outros. O principal ponto fica no ginásio da faculdade Uni-Uvi, na Rua Balduíno Bohrer, nº 37.
A Assembleia Legislativa, em parceria com o Provopar, também está funcionando como posto de coleta de donativos às vítimas das enchentes no estado. Segundo a presidente do Provopar, Carlise Kwiatkowski, a prioridade, no momento, são kits de limpeza e de higiene pessoal, além de alimentos não perecíveis. Colchões também estão sendo bastante requisitados. Nesse caso, é preciso ligar para (41) 3234-1118 e informar o endereço, que o Provopar vai buscar a doação no local.
A Assembleia Legislativa funciona das 9 às 18 horas e está situada na Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº, no Centro Cívico de Curitiba. Telefone: (41) 3350-4023.