Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Recursos do Fundo do Meio Ambiente poderão ser usados em programas de proteção animal

Reunião da Comissão de Finanças.
Reunião da Comissão de Finanças. Créditos: Nani Gois/Alep
O projeto de lei 691/11, de autoria do deputado Ney Leprevost (PSD), que estende a utilização de recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente – FEMA, para programas de proteção e de defesa de animais domésticos e silvestres, foi aprovado nesta quarta-feira (14) no âmbito da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, conforme parecer favorável do deputado Enio Verri (PT).

A iniciativa de Leprevost altera a redação da Lei 12.945/2000, que instituiu o Fundo, a partir do reconhecimento de que, com o crescimento das cidades, também se verificou um expressivo e desordenado crescimento da população animal nos centros urbanos, principalmente de animais que são abandonados, como cães, gatos e até mesmo cavalos. “Assim, as associações de proteção animal têm defendido que sejam tomadas medidas para controle e proteção desses animais”, destaca o deputado.

Trata-se, ainda de acordo com o parlamentar autor da proposta, de uma questão humanitária, ambiental e de saúde pública, de forma que o FEMA deveria também patrocinar programas como os de conscientização da sociedade quanto à posse responsável dos animais, programas de apoio às entidades que trabalham com animais silvestres e exóticos – muitas vezes oriundos do desmatamento induzido ou provocado pelo próprio governo, e projetos que contribuam para a castração, por exemplo, de animais abandonados, entre outras iniciativas.

Participaram da reunião o presidente da comissão, deputado Ademir Bier (PMDB), os deputados Enio Verri (PT), Roberto Aciolli (PV) e Pedro Lupion (DEM).

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação