Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Rossoni destaca lançamento de novo programa pela ressocialização dos presos do Paraná

Presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB).
Presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB). Créditos: Nani Gois/Alep
“A iniciativa da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, de trabalhar a recuperação dos presidiários com cooperação da sociedade, vai mudar o modelo de ressocialização dessas pessoas. É um avanço sem precedentes no aprimoramento da gestão do sistema penal e no respeito à dignidade humana.” A afirmação é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), ao destacar o programa “Pacto Movimento Mãos Amigas pela Paz”, o novo modelo de gestão da execução penal no Paraná, que começa a ser concretizado pelo Governo do Estado. A Secretaria de Estado da Justiça formaliza nesta quarta-feira (26) a implantação, através de convênio, da primeira Associação de Proteção ao Condenado (Apac) no estado, no município de Barracão.

O “Pacto Movimento Mãos Amigas pela Paz” foi assinado em abril passado com a manifestação dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), do Ministério Público do Paraná, da Defensoria Pública do Paraná e da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB/PR. O programa envolve uma série de ações que vão da modernização e informatização do sistema à ampliação, reforma e construção de presídios e instalação de escolas e oficinas de trabalho nas unidades prisionais.

A secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, que na época da assinatura do pacto destacou a agilidade e a colaboração do Legislativo na aprovação dos projetos que autorizaram a criação das Apac e Apad no estado, afirmou que o programa será essencial na recuperação dos condenados. “Foi uma demonstração de inovação do Legislativo e outras Assembleias virão aqui buscar essa referência. Essas novas estruturas simbolizam na prática a parceria fundamental entre o Estado e a sociedade para a construção de um marco histórico na execução penal do Estado do Paraná. Com essas associações certamente teremos uma importante redução nos casos de reincidência dos condenados”, ressaltou.

Para o deputado Rossoni, a participação da Assembleia aproxima ainda mais o Legislativo da realidade da sociedade paranaense. “Juntos buscaremos mecanismos para a reinserção dos presidiários à comunidade e também daqueles que entraram no mundo das drogas”, afirmou. A formalização do convênio com a Apac de Barracão, a primeira a ser implementada no Paraná, acontecerá nesta quarta-feira (26), às 10h30, no Parque Santa Terezinha, em Ampére, quando será também instalada a Comarca neste município.

Mãos amigas – O Pacto Movimento Mãos Amigas pela Paz prevê ainda a assinatura de convênios com as Associações de Prevenção, Atenção e Reinserção Social de usuários e dependentes de drogas (Apad), entidades civis sem fins lucrativos, que funcionarão como unidades de acolhimento, prevenção, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas. No sistema Apac os próprios presos são corresponsáveis pela sua recuperação. Frequentam cursos supletivos e profissionalizantes, além de desempenharem atividades variadas, inclusive para evitar a ociosidade. Os recuperandos recebem ainda assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica, prestadas pela comunidade.

Saiba mais sobre o Pacto Movimento Mãos Amigas pela Paz.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação